– Redução de 10% nos preços dos Combustíveis?

 

Edison Lobão, Ministro das Minas e Energia, prometeu: Gasolina deve cair até 10% nos próximos dias, além do Etanol.

 

Será que enfim o Governo se preocupou com a chamada “Pressão Inflacionária”?

 

Extraído de: http://is.gd/ta8qCM

 

BR DISTRIBUIDORA DEVE REDUZIR PREÇO DO COMBUSTÍVEL EM ATÉ 10%, DIZ MINISTRO

 

Por Luciana Cobucci

 

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira que a BR Distribuidora, da Petrobras, deve reduzir o preço da gasolina entre 8% e 10%, o que deve pressionar o preço dos combustíveis em outras distribuidoras. Lobão participou hoje do lançamento da Frente Parlamentar de Infraestrutura, no Senado.

Segundo Lobão, o preço do etanol deve cair a patamares mais baixos que o da gasolina. “A BR está reduzindo os preços e usando seus estoques. Os outros distribuidores também estão trabalhando nessa direção. A queda no preço dos combustíveis deve continuar até chegar num patamar razoável”, completou.

A redução do preço da gasolina está sendo beneficiada pela queda do preço do álcool anidro, que é misturado ao combustível vendido nos postos atualmente na proporção de 25%. A diminuição nos preços da gasolina também acontece em meio aos esforços do governo para conter a inflação.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,70% na primeira prévia de maio, ante alta de 0,55% em igual período de abril.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,87% na primeira prévia de maio, ante variação positiva de 0,46% na primeira leitura de abril. A gasolina apresentou a principal alta na leitura inicial de maio, de 6,25%, contra avanço de 2,20% em igual leitura de abril. Importantes autoridades têm manifestado publicamente a necessidade de se controlar a inflação.

O governo vem tomando medidas nos lados monetário e fiscal para conter a alta dos preços. No mês passado, o Banco Central diminuiu o ritmo da alta do juro, para 0,25 ponto percentual, mas disse ver um aperto por um período “suficientemente longo”, levando o mercado a prever mais elevações do que o anteriormente estimado.

No início desta semana, o mercado reduziu sua previsão de inflação neste ano após oito semanas, estimando que o IPCA em 2011 feche o ano em 6,33%, abaixo do teto de 6,50% da meta do governo, segundo relatório Focus divulgado pelo BC.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.