– Os Bobos Pênaltis / Cartões do Futebol Brasileiro nesta Semana

 

Perceberam como os jogadores estão “colaborando” com a arbitragem? Digo “colaborar” no sentido de que estão fazendo faltas tão claras e merecendo cartões tão indiscutíveis que isso ajuda aos árbitros.

 

Na última quarta-feira, o zagueirão do Santa Cruz conseguiu empurrar o adversário sãopaulino dentro da área mesmo com a bola estando na posse do seu goleiro. Neste domingo, tanto no Noroeste X São Paulo e Corinthians X São Caetano, 2 pênaltis idênticos! Zagueiros empurram infantilmente os atacantes em lances claros, nitidamente apelativos e que não deixam dúvida da marcação. Na sequência, tomam o Cartão Amarelo acertadamente.

 

Será que os clubes não estão preocupados em evitar que seus atletas tomem cartões tão bobos e cometam erros tão bisonhos?

 

Não é possível que ninguém diga ao atleta que puxar a camisa ou empurrar o adversário na área é pênalti e leva cartão? Em muitos casos, esse lance é evitável e o time fica no prejuízo. No clube, não tem nenhum instrutor de regra? Em particular, Francis, do Noroeste, praticamente “pediu” seus cartões ao reclamar acintosamente e depois cometer uma falta clara.

 

Mas, sem querer tirar o “peso das costas” dos clubes, o jogador não deveria ter um conhecimento mínimo de regra? É ofício dele! Em qualquer atividade profissional, o cara tem que se especializar, evoluir. E jogador, muitas vezes, pensa que jogar futebol é “só chutar bola”… Sem dizer que na ociosidade das concentrações, onde só se joga videogame e carteado. Não poderiam aproveitar esse tempo para estudar?

 

Agora, um detalhe: nas últimas rodadas, tem muito cartão forçado- jogador de time classificado que quer limpar os 2 anteriores, a fim de começar zerado na próxima fase; e jogador que quer abandonar o barco logo! Time vai cair? Xi… O próximo jogo é longe demais? Hum… Se já não bastassem os cartões bobos, temos os cartões desejados.

 

Cansei de ver jogador, da 1ª à 5ª divisão, pedindo cartão amarelo à arbitragem. E na maior parte das vezes é sem conhecimento do clube (claro, pedido para folgar). Quando é o clube que quer que o jogador tome o 3º cartão, normalmente ele não pede ao árbitro: comete alguma indisciplina em campo…

 

E você, o que acha disso? Jogador precisa conhecer melhor a Regra do Jogo? Como exemplo: Neymar foi expulso ridiculamente por desconhecer a regra e o Santos, em jogo tão decisivo contra o Cerro Porteño, ficará desfalcado por ter ignorado o risco da comemoração…

 

Aproveito e faço a brincadeira. Responda rápido: quantas são as regras?

 

Ah… fácil: 17. Mas quais são elas???

 

– Ih, complicou… né?

Um comentário sobre “– Os Bobos Pênaltis / Cartões do Futebol Brasileiro nesta Semana

  1. Escrevi esse post antes do jogo do Neymar. Quem está assistindo o jogo, pode ver claramente que Neymar acabou de cavar um amarelinho! E o Ganso, com 2 amarelos, acabou de entrar no jogo. Será que vai tomar Amarelo tb?

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.