– Como foi o árbitro do San-São? (30/04/2011, Morumbi)

Alunos regulares são aprovados com nota 6. Por alguns, nota 7. Ótimos alunos conseguem mais do que isso. Talentos beiram a nota 10. Nesta tarde, Raphael Claus na arbitragem da primeira semi-final do Paulistão levou 9.

 

Antes da partida, analisei as características dele (até mesmo por tê-lo assistido ao vivo por algumas oportunidades e em outros jogos pela TV): deixaria o jogo correr, não daria qualquer falta boba e, principalmente, estaria atento por saber das dificuldades que poderiam lhe ocorrer.

 

O que pesava contra sua escala, evidentemente, era o fato da importância da partida. Já estreara em clássico, mas agora, neste, seria pra valer. Citei até exemplo que a prova de fogo seria se impor à possíveis reclamações do capitão sãopaulino Rogério Ceni (a pressão normal e inteligente em campo) e às simulações de Neymar. Passou muito bem no teste.

 

Vamos à partida:

 

A primeira impressão numa partida pode fazer com que os jogadores sintam segurança no árbitro. É isso o que aconteceu a 1 minuto de jogo, onde Ilsinho tentou cavar um pênalti ao tentar driblar Durval e Claus, próximo da jogada, passou pelo sãopaulino e mandou levantar. Se Ilsinho reclama, tem que dar amarelo. Ótimo, mostrou que estava ligado! Aos 8 min, um pisão nas costas em Zé Love muito bem interpretado como acidente de trabalho. Mas o detalhe aos 10 min foi decisivo para mostrar que havia autoridade em campo: a bronca entre Xandão e Neymar! Ali o árbitro “ganhou o jogo”, fez algo que Aurélio Sant’Anna Martins deixou de fazer e pecou na semana passada: PARTICIPOU da partida; vibrou, sentiu o clima, fez a leitura correta do jogo! Foi o momento de afirmação na partida.

 

Daí até o final do 1º tempo o jogo ficou morno e os jogadores colaboraram com o árbitro. Diga-se de passagem: o ótimo comportamento de Muricy Ramalho e Paulo César Carpeggiani.

 

 Casemiro X Neymar faziam um bom e limpo duelo. Aos 37m, Casemiro fez falta em Neymar derrubando-o e matando o contra-ataque. Bem marcada e cartão amarelo bem aplicado. Mas o time inteiro do São Paulo foi reclamar e Ceni quis pressionar. Acertou Claus na marcação da falta, na aplicação do cartão, e, PRINCIPALMENTE, na bronca à Rogério Ceni. Ali o árbitro mostrou que, o que poderia ser o receio de sua escala (sentir a pressão) foi muito bem trabalhado. Parabéns!

 

Logo no início do segundo tempo, comentei (fiz o comentário on-line do jogo via Twitter) que Neymar houvera puxado Casemiro numa saída de bola; na sequência, falta devolvida. Seria prenúncio do segundo amarelo e a conseqüente expulsão de Casemiro? Não sei se sim, mas ato contínuo Casemiro foi substituído.

 

Vale lembrar: o ritmo do jogo mudou após o gol; e as características das jogadas também. Como o Santos recuou um pouco para jogar no contra-ataque, Ganso ficou mais atrás e deu um carrinho desnecessário em Carlinhos Paraíba: amarelo bem aplicado (atacante e craque não sabem mesmo marcar...)! Mas o detalhe foi: esperando o São Paulo descer para o ataque, o meia santista lançava Neymar no contra-ataque e aí o atacante fez festa na zaga: em 8 minutos, ‘cavou inteligentemente’ amarelos para ¾ da zaga sãopaulina! Aos 67m, Miranda agarrou Neymar na correria; aos 70m, Juan ‘passou o rodo’; aos 75m, foi a vez de Alex Silva. Que inferno para a defesa Tricolor! Neymar fez 3 jogadas em cima dos zagueiros e os fez tomarem 3 amarelos.

 

Para dizer que não esqueci: na jogada do segundo gol, Xandão toca Neymar. Seria pênalti. E não é que Neymar desequilibrou-se, não caiu, persistiu na jogada e saiu o tento? Trocar a falta pela continuidade da jogada, na carreira da Jóia Santista, é novidade para mim. Será o efeito Muricy amadurecendo o garoto?

 

Aos 90 minutos, falei: assisti, SEM DÚVIDA, a melhor arbitragem do Paulistão. Mas… 10 segundos depois disse: “oh-oh…” Aos 45m10s, Fernandão e Edu Dracena disputaram uma bola. O zagueiro pulou com carga sobre o sãopaulino, num lance de difícil interpretação e num momento derradeiro do jogo. Por estar vindo por trás da jogada e pelo meio do campo, Claus não viu o lance (a imagem da TV é clara). Porém, nessa sequência, a bola cai próximo ao goleiro Rafael, mas Danilo e Willian José ainda tentariam alcançá-la, mesmo a jogada não estando ao seu alcance. E não é que o santista dá um infantil empurrão no adversário? A bola estava sob o domínio do goleiro, mas está em jogo! É pênalti bobo, infantil, desnecessário, nos acréscimos… mas é pênalti! O adicional poderia de imediato informar o árbitro ou até mesmo o assistente. Vacilo total da arbitragem.

 

Tudo bem que estava no acréscimo; que o lance não seria decisivo; que a arbitragem foi excepcional. Mas o jogo não tinha acabado. Não se pode relaxar nesse momento! Não levou a nota 10 por esse lance. Teria sido pênalti duplo?

 

No frigir dos ovos, até os 90 minutos, excepcional arbitragem. A melhor do Campeonato. Nos acréscimos, um certo desgaste por descuido. Mas não tenho dúvida: Raphael Claus garantiu uma ótima atuação ao tomar os devidos cuidados com o que poderiam ser os pontos negativos citados acima.

 

Temos agora mais um árbitro na lista dos selecionáveis para um grupo Vip.

 

E você, o que achou da arbitragem de São Paulo X Santos? Deixe seu comentário:

– Entrevista à Rádio Jovem Pan: a Polêmica sobre a Arbitragem

 

Amigos, estive ontem na Rádio Jovem Pan em entrevista ao jornalista Wanderley Nogueira. Tema: A Polêmica da arbitragem!

 

Em: http://t.co/TuN1dFE

 

Se você não assistiu, aqui vai o Vídeo de 30 minutos de interessante discussão sobre o assunto, com abordagem sobre as escalas das semi-finais do Campeonato Paulista e problemas políticos e técnicos da arbitragem, além dos bastidores.

 

Att

 

Rafael Porcari

– Vereadores Acuados pela População!

 

Depois do ridículo aumento de 62% e aumento no número de vagas, os vereadores jundiaienses agora pedem que o prefeito Miguel Haddad vete o projeto.

 

Ficaram com remorso, dó da população ou medo da repercussão? Deixe seu comentário:

– Estrada de Itupeva: mais um acidente!

 

Hoje cedo, novamente a Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli vitimou motoristas. Um ônibus e alguns carros se envolveram em acidente, deixando pavorosos rastros de vidro, lataria e sangue.

 

Até quando as autoridades farão vista grossa à essa estrada?

– Hackers no Bom Dia!

 

Ei pessoal, àqueles que tentaram acessar o meu blog dentro do portal Bom Dia (e qualquer outro blog BD):

 

Hackers invadiram o site entre sexta e sábado e colocaram temas em defesa da Maconha! Nem o jornal, nem eu e nem nenhum outro blogueiro promoveu isso… estamos entendidos?

 

Cada cara sem ter o que fazer, né? Kkk Tem que rir para não chorar.

– Um Santo a Caminho: a Justa Santidade de João Paulo II

 

Neste final de semana, o Vaticano fará a Beatificação do papa João Paulo II. Na prática, é considerá-lo “Quase Santo”, uma fase intermediária para a obtenção do título.

 

Sou suspeito a falar. Ele é um exemplo de homem a quem sempre respeitei; um religioso que buscava a santidade em vida e não se escondia das polêmicas.

 

Como diriam os jovens que acompanharam o seu funeral: SANTO JÁ!

– Bebê salvo por… Tecnologia e Super Bonder!

Não está na linha do blog tal fato, mas o inusitado é tão grande que compartilho (parece propaganda da Loctite, fabricante do produto).

Extraído da Revista Pais & Filhos:

BEBÊ SOBREVIVE APÓS MÉDICOS USAREM “SUPER BONDER” EM SEU CÉREBRO PARA CURAR DOENÇAS

Dafi Evans, de 1 ano e meio, viveria poucos dias caso não tivesse sido submetido a essa cirurgia inovadora.

Médicos britânicos salvaram a vida de um bebê que sofria de uma doença rara no cérebro usando “Super bonder”, informa o jornal Daily Mail. Dafi Evans nasceu com um problema no vaso sanguíneo conhecido como má formação da Veia de Galeno. Essa condição faz com que as artérias e as veias do cérebro se comuniquem de maneira falha, causando pressão no coração.Pessoas que nascem com essa doença costumam sobreviver poucos dias, mas médicos do Hospital Great Ormond Street, em Londres, arriscaram um tratamento inovador usando uma espécie de cola instantânea um dia depois que o pequeno Dafi nasceu.

Foi usada uma tira adesiva chamada de Histoacryl, que é similar a cola “Superbonder”, para bloquear a área afetada do cérebro da criança. Hoje Dafi está com um ano e meio, e embora ainda tenha algumas cirurgias pela frente, a maneira com que está progredindo impressiona especialistas e parentes. “Este ano foi uma montanha-russa, mas ele está muito bem, desenvolvendo-se como deveria. É inacreditável”, diz Catrin Evans, a mãe do menino.

Ela soube da doença do filho com 36 semanas de gravidez. Em entrevista ao jornal britânico, Catrin admite que chegou a perder as esperanças, mas seu médico, o neurologista Dr Stefan Brew, a fez acreditar que o bebê teria uma chance de viver. Com um dia de vida, o recém-nascido foi submetido a sua primeira operação. Ao todo, ele já passou por cinco operações desde que nasceu. Em todas elas, o médico usou a mesma técnica: de bloquear a área afetada do cérebro fazendo uso de cola instantânea.

– Homenagem ao mestre Telê Santana

 

Compartilho ótimo material do amigo José Renato Santiago, que em suas mídias fala sobre Telê Santana e os eventos em volta do lançamento de seu DVD.

 

Vale a pena conferir: visite o link abaixo da mensagem que trocamos:

 

Olá Rafael,

Sempre fui um ardoroso fã do Mestre Telê.

Na próxima segunda-feira, o mercado brasileiro terá o prazer de receber mais um grande registro sobre a vida do grande Mestre.

Trata-se do DVD “Telê Santana: Meio Século de Futebol Arte” de Ana Carla Portella e Danielle Rosa.

Por tal motivo encaminho este boletim extra com algumas curiosidades sobre a vida de Telê, um pequeno aperitivo, bem pequeno mesmo, do espetacular documentário.

 

Em: http://joserenato.midiasemmedia.com.br 

– Há 1 ano Encerrei a Carreira!

 

Hoje faz 1 ano que encerrei minha carreira de árbitro…

 

Parece que faz séculos!

 

Meu adeus, que resolvi relembrar hoje.

 

Clique em: DESPEDIDA

– Casamento Real: Dinheiro de Verdade para Conto Irreal…

 

Teremos nesta sexta-feira o Casamento do príncipe Willian e da plebéia Kate, ok?

 

Fico indignado com o fato dos gastos serem, na maioria, bancados por impostos e taxas públicas do Reino Unido. Tudo bem que a Monarquia é algo que beira o sagrado por lá, mas penso que, em pleno século XXI, não cabe mais o financiamento da população para esta tradição.

 

Entretanto, os ingleses, diga-se de passagem, adoram tudo isso. Amanhã será feriado por lá.

 

Sobra dinheiro ou o sacrifício financeiro é justificável? Deixe sua opinião:

– A Boneca que é Amamentada pela Criança!

 

Há 2 anos, na Espanha, foi lançada uma boneca chamada “Glotón”, cuja característica principal é que ela mamava de verdade!

 

Agora, nos EUA, uma bonequinha similar faz sucesso. A criança coloca um sutiã postiço em que vai leite e “dá de mamá à sua filhinha”.

 

Adivinha se não deu confusão?

 

A polêmica gira em torno de: brincar de amamentar é sadio ou não?

 

Os americanos estão divididos: uns alegam que despertar o instinto da maternidade é bom e aflora os princípios da família; outros, rebatem que é um incentivo á sexualidade precoce.

 

E você, o que pensa disso? Deixe seu comentário:

– Amanhã estarei na Rádio Jovem Pan

 

Amigos, estarei amanhã na Rádio Jovem Pan 620, participando como entrevistado no programa do Wanderley Nogueira (19:30-20:00h). Pauta: Finais do Paulistão e arbitragem em geral!

 

Prestigiem, transmissão simultânea pela JP Online (WebTV)
Para assistir / ouvir:

 
·       www.jovempan.com.br– aparecerá o link JP On Line (é a TV JovemPan)

 

·       www.jovempan.com.br/aovivo– sintonizará a rádio AM

 

·       Rádio 620 JP SP, 1270 JP Campinas ou 1590 Jovem Pan Japi de Cabreúva.

 

·       SKY – canal 405

 

·       Embratel – canal 197

 

Avisem aos amigos e valeu pela torcida!

– Racismo que Persiste: Obama e o Chimpanzé

 

Nos EUA, há uma polêmica sobre onde o presidente Barack Obama houvera nascido. Ele é do Hawaii, posse dos americanos no Pacífico. Mas levantou-se a dúvida se ele realmente era americano (já que estrangeiros não podem exercer o cargo), e a certidão de nascimento foi cobrada. Uma das maiores opositoras, a republicana Marylin Davenport chegou a enviar emails aos correligionários pedindo a apresentação da certidão (que ocorreu nessa quarta).

 

Entretanto, o pedido foi deselegante: Macacos ao lado de Obama com corpo de Chimpazé. Veja:

 

Triste. O que se pode falar? Nada, apenas lamentar.

 

A dirigente política pediu desculpas públicas hoje. Mas o estrago já estava feito.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para as Semi-Finais do Paulistão

 

A FPF sorteou agora a tarde Paulo César de Oliveira e Raphael Claus para comandarem a arbitragem do Derby e do Sansão, respectivamente.

 

O que esperar desses árbitros em suas partidas?

 

Vamos a uma análise pré-jogo:

 

Palmeiras X Corinthians:

 

Ótima escala pra o jogo; péssima escala para o árbitro.

 

Simples: Paulo César de Oliveira, junto com Wilson Luís Seneme e Sálvio Spínola (os 3 FIFAs) são excepcionais árbitros no quesito “técnica”. No quesito disciplinar, PC é mais austero. Tem ótimo preparo físico. Ambos gozam de boa reputação. Mas…

 

O histórico de jogos envolvendo Paulo César e Palmeiras compromete. Nada de ilegal, calma. É que não há “química”, ambos não dão certo por mais que tentem! Lembro-me que no primeiro jogo do PC em partidas do Palmeiras, nos anos 90, ele saiu de Camburão. Foi num jogo noturno, onde expulsou corretamente 3 jogadores palmeirenses (incluindo o Djalminha, que na ocasião quís crescer contra o árbitro e o desafiou). Dali, de ilustre desconhecido passou a ganhar notoriedade.

 

Depois de tanta celeuma entre Palmeiras e Paulo César (ocasionada mais por birra e antipatia da equipe palestrina), o auge do péssimo relacionamento se deu no ano passado, após Grêmio Prudente X Palmeiras, onde Paulo César errou num lance inusitado e bisonho com seu assistente Alberto Poleto. Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente da SEP, pediu a cabeça de Paulo César que foi suspenso (no período em que ele, coincidentemente, estava escalado para apitar Libertadores da América e se ausentaria do Paulistão).

 

Hoje, o Jornal da Tarde publicou, as emissoras de rádio repercutiram e a internet alardeou: Paulo César de Oliveira seria sorteado á tarde para o Derby. Haveria um acordo entre FPF, Corinthians e Palmeiras.

 

E não é que foi mesmo?

 

De manhã, o Corinthians se dizia preocupado com a provável escala. Bobagem, era clara e evidente reclamação para prevenção. O Palmeiras, decerto, chiará (já deve ter chiado). Chiadeira protocolar, lógico.

 

Isso me fez recordar o seguinte: historicamente, o povo judeu sacrificava a Deus um bode, a fim da expiação de seus pecados e justificar suas faltas. PC tem tudo para ser esse bode expiatório! Se o Corinthians for eliminado, dirá: “nós já dizíamos sobre o cuidado com a arbitragem antes mesmo do sorteio”. Se for o Palmeiras, dirá: “ele nos persegue…”

 

E se não fosse PC, seria o Sálvio? Não, pois apitou o Corinthians na última semana e, segundo Felipão, está encomendado por alguém (CADÊ SINDICATO DOS ÁRBITROS OU TJD-SP PARA PEDIR JUSTIFICATIVA DE TAL DECLARAÇÃO? Ah, o presidente do Sindicato é funcionário da FPF…) Seria Seneme? Não, está fora por problema de saúde. Seria um novato? O universo e os astros não conspirariam a sorte para essa possibilidade…

 

PC era a melhor opção. Pelo clima do jogo, talvez a única disponível. Afinal, costuma ser a solução para a falta de árbitros experientes. E pela força das duas diretorias na FPF, é evidente que não entraria novato para uma possível indisposição…

 

Pena que, mesmo se fizer a melhor arbitragem da sua carreira, será culpado. E num julgamento sem defesa.

 

SÃO PAULO X SANTOS

 

Raphael Claus será o comandante deste clássico decisivo. Decisiva também será sua atuação, pelas peculiaridades do jogo.

 

Vamos lá:o bom árbitro deve procurar estudar os atletas. Ele estudou as manhas públicas dos jogadores? A pressão do capitão sãopaulino Rogério Ceni e as molecagens de Neymar serão bem controladas?

 

Claus é jovem, e como tal, carece experiência na A1. Neste ano, apitou muitos jogos e foi muito bem na maioria deles. Porém…

 

Será que seria o momento de escalá-lo num jogo dessa envergadura? Ele já apitou um clássico durante o campeonato, mas em outras condições. Clássico de meio de tabela, num campeonato de 19 rodadas onde se classifica 8 e com os grandes pré-garantidos pela debilidade dos adversários, é bem diferente de jogo eliminatório que vale uma final.

 

Quando subiu, Claus estava naquela pré-lista dos árbitros Prata que ascenderam à Categoria Ouro antes mesmo das provas finais. O blog do jornalista Fernando Sampaio divulgou a relação bem antes das mesmas serem realizadas (http://bit.ly/eZ4N5F – em um dos comentários está a lista). Daqueles árbitros contestados, talvez Claus tenha sido o único a vingar verdadeiramente. Boa pessoa, bom árbitro, bom porte físico. Está junto com Luiz Flávio de Oliveira, durante toda a semana, em Curso de Aprimoramento para Árbitros na Granja Comary. Sairá de Teresópolis direto para o Morumbi.

 

Fica a pergunta: quem escalar, caso não fosse ele? Foi destaque no Paulistão, não há dúvida. E aí vai um desafio: Neymar, depois de 20 rodadas do Campeonato, não tomou cartão amarelo por simulação! Teria Claus bagagem suficiente para advertir o santista, caso pratique essa antidesportividade? Ainda: seria maduro e experiente o suficiente para não cair no unfair-play do time do Santos? Se não tiver, o discurso sãopaulino estará pronto.

 

Torcerei para que sim. Me decepcionarei se ver, como tenho visto, Neymar simular e os árbitros ignorarem essa conduta antidesportiva. SIMULAÇÃO É ADVERTÊNCIA COM CARTÃO AMARELO. Espero que Raphael Claus possa quebrar essa situação de não punições aos infratores.

 

CURIOSIDADE: Alguém me chamou a atenção e é verdade- nas duas partidas eliminatórias do Corinthians, dois árbitros da FIFA. Nos dois eliminatórios do São Paulo, jovens árbitros.

 

Calma… é sorteio. Acontece.

 

Magno de Souza Lima na semifinal do Torneio do Interior (Ponte Preta X São Caetano) não dá… Respeitosamente, a temporada não fez jus a esse sorteio. Vide em Paulista X São Bernardo o lance bizarro que rodou o Brasil.

Na outra semi, Marcelo Aparecido Souza é ótimo nome para Oeste X Mirassol.

 

E você, o que acha dos nomes escalados, digo, sorteados para as semi-finais do Paulistão? Deixe seu comentário:

– Voltei!

 

Ufa. Semana difícil, corrida, o país em crise pela situação lamentável dos combustíveis e falta do produto.

 

Dá vontade de sumir do mapa. E sumi! Por excesso de trabalho e por me desligar 30 minutinhos para brincar com minha princesinha Marina.

 

Eis a minha terapia realizada pela nossa doutorzinha, especialista em bagunça e na recuperação de papai cansado e estressado:

Pintura! E com carinho, depois da nossa obra de arte, ela ainda falou: “O Palhacinho parece você, papai!”

 

Com o sorriso dela, sou o palhaço que quiser… E renasço para o dia-a-dia!

– Rodovia Hermenegildo Tonoli Abandonada pelas Autoridades!

 

Quem mora em Jundiaí e Itupeva sabe bem da situação calamitosa da Estrada de Itupeva.

 

Compartilho ótimo artigo, do jornalista Reinaldo Oliveira, onde você provavelmente se sentirá como partícipe desse descaso público. Abaixo:

 

ROD VICE-PREFEITO HERMENEGILDO TONOLI: uma tragédia anunciada

 

Por Reinaldo Oliveira

 

A rodovia Hermenegildo Tonolli, tem pouco mais de 9 km e faz a ligação de Itupeva com Jundiaí, dos quais 5,5 km pertencem ao município de Jundiaí.  Nos últimos 3 anos, aumentou muito o volume de tráfego, sem que ela seja dotada de estrutura para esta demanda. Faz 7 anos que passa por trabalhos de duplicação e manutenção realizados sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Já foram gastos mais de R$ 11 milhões nestas obras e ainda estão inacabadas. Ao longo dela existe vários Distritos Industriais, e por conta disso ela tem apresentado intenso volume de trafego de veículos de carga, transporte de passageiros e veículos leves. E o que já está ruim, pode piorar muito ainda. Pois de acordo com informações veiculadas, há especulação da instalação da futura planta da Apple e outras indústrias em um condomínio existente ao lado dela. Por conta do trânsito intenso, da irresponsabilidade dos motoristas, bem como das autoridades de Jundiaí e Itupeva, em conivência com o DER, diariamente tem acontecido muitos acidentes, que envolvem vítimas leves, graves e algumas fatais, como a que aconteceu em dezembro de 2010, em frente ao motel, próximo do Condomínio Bracaiúvas. Este acidente com vítima fatal somou a irresponsabilidade de um motorista, que fez uma manobra imprudente, com as autoridades de Jundiaí e Itupeva em conivência com o DER. O mais recente foi no dia 20 de abril, quando uma mulher e duas filhas foram atropeladas, com a mãe ainda em estado gravíssimo na UTI de um hospital de Jundiaí. Para quem a utiliza diariamente, sabe que é necessário e urgente a instalação de guard-rail no meio da rodovia em toda a sua extensão. A não instalação desta barreira tem permitido manobras imprudentes de motoristas, causando graves acidentes. Parece escárnio com a situação de perigo, mas tanto as autoridades dos dois municípios e mais o DER sabem do risco existente, pois há viaturas oficiais (caminhão guincho e veículo leve de sinalização do DER), de plantão na rodovia. Também é necessário e urgente a construção de passarelas para travessia de pedestres, estudo e melhoria do transporte municipal de Jundiaí, para bairros e distritos industriais ao lado da rodovia, e intermunicipal que faz a ligação das duas cidades. Neste aspecto há também a responsabilidade de outro órgão regulador dos transportes: a ARTESP. Neste percurso de 9 km, existem situações graves de pontos/paradas de ônibus, pois não existe área de acostamento para as paradas dos ônibus e em determinados horários de pico, dezenas de pessoas ficam nestes pontos, expostas a que de repente um motorista perca a direção de seu veículo e atropele muitas pessoas. Dois pontos que apresentam esta gravidade ficam no sentido Jundiaí/Itupeva em frente ao Condomínio Bracaúvas e também no mesmo sentido, em frente ao Distrito Industrial FazGran. Nestes locais, nos horários de pico, com trafego intenso de centenas de veículos, leves e pesados, os usuários do transporte coletivo municipal/intermunicipal ficam expostos ao fluxo de trânsito numa distância de menos de 1 (UM METRO). Nestes dois locais não ha condição física nem para a instalação de cobertura dos pontos, com os usuários ficando expostos ao sol ou chuva. Logo é necessário que algumas medidas sejam tomadas, visando evitar futuras tragédias com grande número de vítimas. Com a palavra as autoridades. Simples assim. É isso!

– Torcida Ridícula que vaia o Hino Nacional!

 

É torcida ou um bando de idiotas?

 

Vaiar o Hino Nacional daria cadeia se fosse nos anos 70. Não que eu seja a favor da ditadura, longe disso, mas respeito a Pátria e os brasileiros.

 

Ontem, no jogo do Grêmio X Universidade-CHI, a torcida gaúcha vaiou o Hino Nacional e cantarolou o Hino Sulriograndesse.

 

Que feio… Cadê a educação?

– Renan Calheiros na Comissão de Ética?

 

Tão de brincadeira… Renan Calheiros estará na Comissão de Ética no Senado?

 

E depois reclamaram quando Pelé disse a maior verdade política desse país:

 

“Brasileiro não sabe votar”.

– Aumento de Salário e de Vereadores em Jundiaí?

 

Os Vereadores aprovaram o número maior de vagas e de salário aqui em Jundiaí.

 

VERGONHA. Não pensam verdadeiramente no bem estar da população jundiaiense. Alegam que só valerá para o próximo mandato tal medida.

 

Que tal eles proporem a não-reeleição para a Vereança? Iriam aprovar?

 

E você, o que acha desse absurdo? Deixe seu comentário:

– Fora do Ar

Amigos, por motivos maiores , só volto na quinta.

– Peruanos inventam a “Primeira Torcida Organizada dos Árbitros”!

 

No Peru, torcedores resolveram criar a primeira torcida organizada pró-árbitros de futebol!

 

O que levaria a isso: Ruindade das equipes locais, a falta à quem torcer, necessidade de exposição ou simpatia demasiada aos homens de preto?

 

O mais engraçado: eles vão aos estádios vestidos de Cartões Amarelo e Vermelho, além de faixas e bandeiras. O lema? “APOIAMOS A QUEM NINGUÉM APOIA”.

 

Acostumado com todos contra ele, o árbitro agora tem voz. Fraca, mas tem… (embora, francamente, parece ser uma ação promocional de uma empresa peruana)

 

Olha que inusitado – Extraído de: Globoesporte.com (clique aqui para citação)

 

Veja a torcida vibrando em: http://bit.ly/gPZeEp

 

ÁRBITRO PERUANO É SURPREENDIDO POR TORCIDA ORGANIZADA EM SUA HOMENAGEM

 

Acostumado a ouvir todos os tipos de insultos possíveis enquanto realiza seu trabalho, Victor Hugo Rivera foi surpreendido na partida entre San Martín e León de Huánuco, pelo Campeonato Peruano. Ao chegar ao estádio, o árbitro recebeu a seguinte notícia: havia um grupo relativamente grande de torcedores que iriam apoiá-lo.

 

– Quando estava no vestiário me contaram isso, e eu achei que era piada, que tratava-se de uma brincadeira. Acabei ignorando. Quando entrei no campo para fazer o reconhecimento, ouvi os gritos “Árbitro! Árbitro!” – afirmou Victor Rivera por telefone.

 

O jogo começou, e os gritos se intensificaram. Era impossível acreditar no que estava acontecendo. Na cabeça do árbitro peruano, apenas uma razão explica o fenômeno.

 

– Inicialmente, pensei que um dos clubes havia contratado aquelas pessoas para me influenciar de alguma maneira. Mas eles continuaram e cantavam “Rivera, melhor árbitro do mundo! Rivera, estamos contigo!”.

 

Quando caiu a ficha de que a torcida realmente estava a seu lado, Rivera relaxou e se sentiu como um jogador de futebol. Era como se o seu trabalho estivesse, enfim, sendo reconhecido pelos torcedores.

 

– Sejamos sinceros. Quando vi que não era gente dos times, fiquei motivado, me deu mais estímulo. Foi muito bonito. Assim como os jogadores, também somos uma equipe. Uma equipe arbitral – desabafou.

 

Não é aconselhável para os árbitros se aproximar da arquibancada. Recentemente, num jogo do Campeonato Alemão, um auxiliar foi atingido por uma caneca de cerveja, e a partida foi cancelada. Rivera, definitivamente, não correu esse risco. Ao contrário. Toda vez que chegava perto de seus fãs, o carinho aumentava.

 

– Foi uma coisa fora do comum. Eles cantaram o jogo inteiro. Quando eu chegava perto, eles cantavam ainda mais – explicou.

 

Além de faixas, bandeiras e gritos de incentivo, a torcida conta ainda com dois homens fantasiados de cartões amarelo e vermelho. O grupo tem como lema “Apoiamos quem outros não apoiam” e divulga seus vídeos pelas redes sociais. No Facebook, a página tem mais de 800 pessoas “curtindo”.

 

A primeira aparição da torcida foi na partida entre San Martin e León de Huanuco, dia 3 deste mês. Tudo leva a crer que trata-se de uma campanha de marketing de uma empresa peruana, mas aposto que os árbitros gostaram da ideia.

– Os Refugiados Africanos no Brasil

Você sabia que cresce cada vez mais o número de refugiados africanos em nosso país? Congoleses e angolanos são os cidadãos que têm chegado ao Brasil, e boa parte acaba se estabelecendo em favelas cariocas. Os angolanos, por falarem português, sofrem menos com a adaptação. Já os que vêm do Congo, sofrem por falarem francês e dialetos locais.

Uma grande ajuda para a inserção dessas pessoas tem vindo da Cáritas, grupo católico que através da ação social tem ajudado esses imigrantes. Em áudio, abaixo, uma interessante entrevista com os números, motivos de fuga da África e como vivem essas pessoas.

Clique aqui: ÁUDIO SOBRE REFUGIADOS NAS FAVELAS CARIOCAS

Parece ser mais seguro viver num morro carioca do que em suas localidades de origem…

– Gasolina a R$ 3,00 e “Apagão dos Combustíveis”

 

Situação caótica: a Petrobrás assume que não consegue atender a demanda e que, segundo a estatal, já há 18 bilhões de dólares de rombo na balança comercial.

 

Extraído de O Estado de São Paulo, Caderno Economia, Pg 1-3

 

JÁ FALTA GASOLINA NAS DISTRIBUIDORAS

 

A Petrobrás não está conseguindo atender a totalidade das cotas de gasolina acertadas com as distribuidoras. Fontes do setor relatam que estão recebendo 80% a 90% dos volumes do combustível que encomendam à estatal. O problema é maior entre as distribuidoras independentes, que atuavam mais no mercado de etanol. Procurada desde segunda-feira, a Petrobrás não deu entrevista.

 

A Petrobrás importou emergencialmente 1,5 milhão de barris de gasolina para atender a demanda extra. Cosan e Coopersucar também trouxeram 138 milhões de litros de etanol anidro, que é misturado à gasolina.

 

A demanda por gasolina bateu recorde no País, enquanto o consumo de etanol hidratado caiu vertiginosamente. Conforme o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), que representa 75% do mercado, foram consumidos 2,3 bilhões de litros de gasolina em março.

 

A entidade projeta novo recorde em abril. Segundo o presidente do Sindicom, Alísio Vaz, a tendência é que o mercado se normalize em maio, com o início da safra da cana e o aumento da produção de etanol.

 

O preço do litro do etanol hidratado subiu 30,8% este ano e 37% em 12 meses, atingindo R$ 2,359 nas bombas. O consumidor fez as contas e viu que não vale mais a pena abastecer com álcool, que rende 70% da gasolina. Por conta da mistura de 25% de etanol anidro, a gasolina também subiu 7,5% deste o início do ano, para R$ 2,789 – mesmo com a Petrobrás mantendo os preços estáveis para as distribuidoras.

 

LITRO DE COMBUSTÍVEL JÁ CUSTA MAIS DE R$ 3 NO INTERIOR

 

A volta do feriadão vai doer um pouco mais no bolso dos motoristas. O preço da gasolina está sendo reajustado nos postos do interior do Estado e o combustível pode até faltar em revendedores que não tiverem estoque.


Nas regiões de São José do Rio Preto e Bauru, os postos receberam gasolina com reajuste de cinco centavos no início da semana e estão repassando os aumentos ao consumidor.

Na região de Araçatuba, o repasse chegou a dez centavos, fazendo com que os preços chegassem a R$ 3 em alguns postos.

 

“APAGÃO” DE COMBUSTÍVEL PROVOCA ROMBO

 

Com a disparada do preço do etanol, que subiu mais de 30% nos postos de combustível desde o início do ano, os motoristas migraram em massa para a gasolina, provocando escassez do produto. Faltou combustível em alguns postos do interior de São Paulo e a Petrobrás e os usineiros chegaram a importar gasolina e etanol.

 

A situação é resultado da queda da produção de etanol, provocada pela entressafra da cana e pela alta do preço do açúcar, mas reflete também um problema estrutural do País. Com o aumento da frota de veículos e o crescimento da economia, e sem investimentos compatíveis na produção de gasolina, diesel e etanol, o País começa a viver um “apagão” de combustíveis.

 

O consumo de derivados de petróleo (gasolina, diesel e nafta) ultrapassou a produção local, impulsionando as importações, que ficam cada vez mais caras com o aumento do preço do petróleo lá fora. Em geral, a Petrobrás prioriza a produção de gasolina localmente e concentra as importações em diesel e nafta.

 

A situação vai provocar um déficit de US$ 18 bilhões na balança de derivados de petróleo este ano, conforme projeção da RC Consultores. Em 2010, as importações de derivados ultrapassaram as exportações em US$ 13 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Em 2000, o rombo era de US$ 3,2 bilhões.

 

Diferente do “apagão” de energia elétrica, que interrompe a produção nas fábricas e deixa as cidades às escuras, a falta de combustível é sanada com importações, desde que a situação não seja muito grave. “A população pode não perceber, mas vivemos um estrangulamento do setor de combustíveis, um apagão”, disse Adriano Pires, diretor executivo do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

– Mudança de Regra no Triste Paulistinha e a Falência dos Estaduais

 

Regra 12 do Futebol: Infrações e Indisciplinas – fala-se do que “pode” e “não pode” no jogo, em relação ao campo disciplinar.

 

muita coisa subjetiva permitida por interpretações dentro da Regra do Jogo, e nestes momentos, você se apega ao Espírito da Regra. Em contrapartida, há também muita objetividade nela, tanto que o ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho cravou um bordão que se popularizou: a “Regra é Clara”.

 

Dito isso, vamos ao que interessa: o não cumprimento da Advertência por Cartão Amarelo às simulações de faltas.

 

Quando um jogador tenta enganar o árbitro, DEVE receber Cartão Amarelo. É anti-jogo, desrespeito às regras, unfair-play, desportividade… chame do que quiser. É Regra!

 

Simular ter recebido falta (e se dentro da área é pênalti), não é caso para a Advertência por Amarelo imediatamente? Enganar é desrespeito à Regra do jogo, ao adversário e ao público pagante. Na Inglaterra, a própria torcida vaia o seu jogador quando usa desse artifício.

 

Aí fica a pergunta: por que estamos esperando 2 ou 3 lances de simulação para aplicar o Cartão Amarelo (se é que aplicamos…)?

 

Não dá para falar de outra pessoa senão o “Simulator-player” do momento: Neymar!

 

Está se tornado irritante ver o atacante santista, dotado de tanta genialidade no campo, mascarar seu futebol com a molecagem e a “má malícia”. Refiro a “má” pois existe a “Boa Malícia” do futebol: a malandragem, o segurar a bola, o cavar a falta, o irritar o adversário de maneira inteligente. CAVAR é diferente de SIMULAR. E é aí que discutimos a relação “respeito e desrespeito”.

 

Kléber Gladiador está na relação destes jogadores que ora cavam, ora simulam. Ele busca receber pancada para ganhar a falta, e quando não recebe, finge que recebe ou procura a perna do jogador para se enroscar nela. Corre o risco de que quando for falta mesmo, o árbitro ficar em dúvida (ou com bronca) e não marcar.

 

CAVAR é ser inteligente, é a malandragem positiva do jogador. Aloísio Chulapa se virava de costas para o zagueiro pendia sobre ele e o agarrava por trás. No limite do atacante cometer uma falta de ataque, o adversário se irritava e cometia a falta antes. E ela normalmente acontecia na entrada da área, onde Rogério Ceni adorava cobrar… Se não conseguia que o zagueiro fizesse a falta, Aloísio tinha a jogada impugnada, saía do lance, fazia um gesto de positivo para o árbitro e dava um sorriso maroto. Foi inteligente: tentou chamar a falta e não jogou o árbitro contra a torcida.

 

SIMULAR é ser negativamente malandro. Neymar adora fazer isso. Ao invés de esperar receber a falta, cai antes de apanhar ou, ao sentir a tentativa frustrada de concretizar uma jogada, desaba. E isso ocorre com freqüência no jogo, já que é um jogador participativo em campo. Quando o árbitro não entra na dele, bate as mãos no chão e grita como uma criança mimada que quer chupeta e a babá não dá. Acaba jogando a torcida contra o árbitro, revolta o adversário e cria animosidade.

 

Kléber Gladiador é da mesma estirpe de Marcelinho Carioca: simula muito bem e traz dificuldade para o árbitro. Neymar é canastrão, não sabe cair e precisa encenar melhor. O problema é que a frequência das simulações de Neymar é muito maior do que a dos demais atletas.

 

Se isso acontece, é por culpa dos árbitros: se todos nós falamos que Neymar simula, e se simulação merece Cartão Amarelo, por que temos visto tanta simulação sem punição? Logicamente porque não se cumpre a regra. Mude-se a Regra para justificar a não punição e crie-se um capítulo: “Em simulação, exceto a Neymar, aplica-se a Advertência por Cartão Amarelo”.

 

Dê Amarelo quando ocorrer a primeira simulação. Dê o Segundo Amarelo (consequentemente o Vermelho) na segunda simulação. O time inteiro do Santos vai reclamar, mas você estará cumprindo a Regra e ajudando a reeducar a “Jóia Santista” (que apelido brega colocaram, não?).

 

Por fim: que tragédia os Estaduais! Cruzeiro enfiou 8 no América de Teófilo Otoni (e ainda tem jogo da volta)! Vasco eliminou o Olaria. Grêmio despachou o Cruzeiro de Porto Alegre. E, se der a lógica, em São Paulo se confirmará os 4 grandes nas semifinais.

 

Estamos quase em Maio, e tirando os poucos clássicos, não tivemos nada de futebol que valesse a pena até agora. Os times pequenos estão falidos (falo com dor no coração pois sou caipira que ama time do Interior), não se revelou ninguém e nem para Pré-Temporada os torneios servem. Se ganhar o Estadual, não serve para nada, pois o nível técnico é baixo. Se perder, gera crise. Pré-Temporada que vale Taça e derruba técnico é demais…

 

Contudo, veremos o que os times médios tradicionais podem fazer até 2012… O Paulista de Jundiaí, que tem estádio próprio, categorias de base e trabalho sério, beirou a classificação e não a conseguiu. Agora, ficará parado até o final do ano, disputando torneios tapa-buracos com time misto ou sub20?

 

É necessário repensar urgente o futebol brasileiro… Separar torneio que vale dos que não valem, time tradicional do time de aluguel e repensar periodicidade dos torneios e divisões.

 

E você, o que pensa disso? Deixe seu comentário:

– Destaques Dominicais para Futilidades do Casamento Real e a Banalização da Corrupção do Governo Dilma

 

Puxa, a Veja dessa semana é de tirar qualquer um do sério…

 

A Revista está dividida em 3 partes: uma só de escândalos sérios do Governo Dilma, outra do Casamento da Coroa Britânica e a derradeira de Propaganda.

 

1) De tanto falar em corrupção do Governo, infelizmente parece que a sociedade já se acostumou e reage com indiferença aos desfalques aos nossos bolsos. Lamentavelmente.

 

2) Pra quê quero saber do casamento real da Inglaterra? Que se dane os gastos ridículos dos impostos dos contribuintes de lá com esse luxo e farra fúteis.

 

3) Dá para colocar anti-spam nas páginas de Veja? Muita publicidade…

– De Quem Não Gosta da Páscoa… Infelizmente!

 

Olha só que triste- respeitando todas as opiniões, mas há gente que detesta a Páscoa. E justifica o seguinte: que o pior da Páscoa é… CRISTO!

 

Nossa… que Deus os perdoe. Nesse texto, o escritor Marcelo Carneiro da Cunha defende que o Coelho da Páscoa seja institucionalizado como símbolo ao invés de Jesus Cristo e questiona: por que temos pena de Cristo na cruz se foi Ele quem quís estar lá…

 

Respeito o escritor, mas… é de uma insensibilidade sem igual aos cristãos do mundo inteiro.

 

CHEGA DE PÁSCOA SOFRIDA

 

Por Marcelo Carneiro da Cunha

 

Estimados leitores, essa coluna inicia aqui o movimento internacional e global pelo fim da Páscoa. O que não significa o final do feriado, de maneira alguma. Todo mundo vai poder continuar ficando preso em engarrafamento livremente, não se preocupem.

Mas, o que eu acho que seria uma excelente ideia é apenas remover do nosso calendário emocional uma data baseada no pior do catolicismo: a ideia de compartilhar do sofrimento de algo ou alguém que estava lá de propósito e para isso mesmo.

Páscoa, estimados leitores, está centrada na tal paixão de Cristo. Mas paixão aqui no sentido latino, de passio, ou sofrimento. Na paixão de Cristo, o coitado é sovado sem dó por romanos e por quem mais estiver assistindo, e a gente é convidado a compartilhar da pancadaria na condição de quem a sofre. No grande final, o sujeito que veio até aqui para salvar todo mundo dos seus pecados é solenemente crucificado. Essa não é a minha ideia de divertimento, estimados leitores.

Apenas como comparação linguística, compaixão é compartilhar do sofrimento do outro. Na forma germânica, compaixão é Mitgefühl, ou algo assim, significando co-sentir, ou compartilhar dos sentimentos do outro. Eu gostaria muito, muito mais se a gente passasse a comemorar um feriado onde se praticasse o Mitgefühl, e a gente se dedicasse a sentir o outro, e, eventualmente, compreendê-lo, do que passar dias pensando no coitadinho do outro e o quanto ele se sacrificou por nós, sem que a gente pedisse.

Culpa, dor, sofrimento. Essa é a parte do catolicismo que mais me incomoda, o culto ao que existe de pior na vida, a celebração da morte, o que invariavelmente leva a sentimentos de vingança. Meu pobre pai sofre até hoje pelo que ele e os meninos da sua vizinhança faziam no sábado de malhar Judas, instigados pelo padre, quem mais.

Saibam que os romanos crucificavam todo mundo e por qualquer motivo. O cara espirrou torto, pimba, crucifiquem. Madeira e mão de obra custavam pouco, a civilização romana, com toda sua sofisticação, era muito cruel na essência. Não havia nada de especial em crucificar alguém, apenas o horror da coisa, que os contemporâneos viam e temiam. A cruz somente foi adotada pelo cristianismo uns quatro séculos depois de pararem com a prática da crucificação, quando a memória do seu horror já estava distante o suficiente para a cruz poder ser tratada como símbolo, um símbolo muito, muito eficaz. Para que celebrarmos hoje em dia o que existe de pior em uma religião tão preocupada com o sofrimento nesse mundo? Vamos para o outro lado, vamos curtir o feriado imersos em pensamentos mais felizes.

O coelhinho da Páscoa é o meu candidato a se tornar o símbolo da Nova Páscoa. Chocolate é muito melhor enquanto proposta de vida. Estimulante, prazeroso pra caramba, mais saudável do que dizem. E o coelhinho, por diversos motivos, é símbolo do que existe de divertido na vida, não é?

Não que coelhos ovíparos sejam exatamente algo muito racional. Mas, se pensarmos em crenças esquisitas, o mito cristão é tão esquisito quanto, e muito menos feliz. Feriado do Coelhinho, já. Começou a campanha e unam-se a ela, caros leitores.

O mundo era o que era, e é certo lembrar dele como foi, para compreendermos melhor o que nos tornamos. Mas celebrar os seus piores aspectos, eternizando-os em nossa mente coletiva não me parece uma boa maneira de caminhar pela vida, como sociedade.

Guerras, lutas, morte, dureza, fome, constituíram a experiência central da humanidade por milênios, mas lutamos muito e superamos parte desse karma. Existem guerras, existe infelizmente ainda a fome. Mas a maioria dos humanos não está experimentando nada disso e provavelmente nunca irá ter a tristeza de passar por tanta desgraça. Temos vacinas, produzimos comida, criamos sistemas de governo centrados na ideia de que o bem comum deve ser buscado por todos e para todos. Queremos aprender a parar de aquecer o planeta, devastar sua natureza e eliminar a pobreza mais dura. Assim que conseguirmos isso e ainda por cima fizermos desaparecer o axé, estaremos bem. Isso, sim, merece ser celebrado, e creio que o Coelhinho, com sua mensagem de fertilidade e alegria será um ótimo representante do novo feriado.

Enquanto vocês pensam no assunto, vou aqui praticar a felicidade fazendo o meu inigualável chocolate quente, receita do Café Hermés, de Paris, com o maravilhoso chocolate Rey, em pó e em barra, vindo da Venezuela especialmente para essa ocasião.

Quem quiser se juntar a mim nos festejos da Nova Páscoa, é só pedir e eu mando a receita do chocolate quente perfeito. Uma feliz Nova Páscoa a todos, é o que lhes deseja esse seu servo, eu.

 

(Extraído de: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5089300-EI8423,00-Chega+de+Pascoa+Sofrida.html)

– Feliz Páscoa

 

Feliz Páscoa!

 

Que o Cristo Ressuscitado nos proteja e abençoe, hoje e sempre! Ele, que é o Filho do Deus Vivo e que com o Espírito Santo vive e reina na Glória do Pai, ajude-nos ao Caminho da Santidade.

Acabou o tempo da Quaresma. Paz e bem nesse Tempo Pascal que se inicia.

– O “Mais Roubado” pelos Árbitros

 

Há choros e chororôs no futebol.

 

Para você que não soube, Botafogo-RJ se auto-rotulou como “o mais prejudicado pelos árbitros”, e fez um fuzuê danado.

 

Tentei explicar o que são realmente erros de arbitragem e porque todos os clubes querem se intitular como “garfados”. Está em: BOTAFOFO: O MAIS PREJUDICADO DO BRASIL. VOCÊ CONCORDA? (Clique aqui)

– Um Cartel de, Pelo Menos, 5 anos!

 

Você acha que os brinquedos brasileiros custam caro? Acha também que existe uma invasão de produtos chineses?

 

Seu achismo está correto! A Secretaria de Defesa Econômica do Governo aponta a existência de um grande cartel no setor de brinquedos, que controla desde a importação até a política de preços do setor.

 

Veja que golpe bem feito, que, perdoando o trocadilho e a ironia, não é brincadeira…

 

Extraído de: Folha de São Paulo, 12/01/2011, Caderno Economia, pg e3

 

SECRETARIA QUER CONDENAÇÃO PARA CARTEL DE BRINQUEDOS

 

por Julianna Sofia

 

Depois de três anos de investigação, a SDE (Secretaria de Direito Econômico) -ligada ao Ministério da Justiça- recomendará a condenação da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e de seu presidente, Synésio Batista da Costa, sob a suspeita de induzir o mercado nacional de brinquedos a formar um cartel na importação de produtos da China.

O parecer com o pedido de punição, ao qual a Folha teve acesso, será encaminhado hoje ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que julgará o caso.
No caso de condenação, a multa a ser aplicada pode variar de 1% a 30% da receita da entidade, além de outras punições a serem arbitradas pelo tribunal administrativo.
A prática de cartel traz prejuízos diretos ao consumidor, pois elimina a concorrência, provocando aumento de preços no mercado.

A denúncia contra a Abrinq e Costa foi apresentada à SDE, em 2006, pela Mattel do Brasil- subsidiária da multinacional americana que comercializa brinquedos fabricados principalmente na China.

De acordo com as acusações, a associação e seu dirigente incentivaram a adoção de uma conduta uniforme por parte de fabricantes, importadores e lojistas do setor.

Gravações

As principais provas apresentadas no caso são a pauta de uma reunião convocada pela Abrinq e a gravação desse encontro, que foi realizado em setembro de 2006.
Na reunião, a associação teria proposto: fixação e gerenciamento de cotas fixas individuais por importador; estabelecimento de preços mínimos para as importações; e criação de barreiras à entrada no mercado de novos concorrentes.

As informações levantadas no processo mostram que a entidade pretendia diminuir a exposição do mercado nacional à concorrência dos produtos chineses, limitando as compras com cotas individuais por CNPJ do importador e fixando preços mínimos.
A Abrinq, destaca a secretaria, tem como associados empresas que respondem por 30% do mercado nacional, e a produção local equivale a 55% dos brinquedos vendidos no país. O setor reúne 300 fabricantes locais e 50 importadores.

Acordo

O parecer relata que, em agosto de 2006, empresários brasileiros e a Abrinq foram à China negociar um acordo com a indústria de brinquedos daquele país. Na volta da viagem, Costa convocou uma reunião com todos os 42 associados para discutir o tema.

No encontro, afirma a SDE, a Abrinq passou aos empresários a impressão de que o acordo com a China autorizava a associação a fixar e distribuir as cotas individuais e a estabelecer preços mínimos.

Na prática, a associação teria usado o acordo para induzir a formação de cartel. A investigação ainda aponta que Costa dava a entender que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil chancelava as medidas.

“A reunião na sede da Abrinq e as afirmações de seu presidente a respeito do acordo travado com entidades chinesas foram voltadas a influenciar a adoção de comportamento uniforme no mercado”, diz o relatório. “Jamais foi ou poderia ter sido competência da Abrinq estabelecer ou distribuir cotas de importação ou atuar na fixação de preços mínimos de importação”, continua o texto.

Em ofício à secretaria, o ministério informou que o acordo entre Brasil e China -homologado pelo governo em dezembro de 2006- envolve cotas globais de importação de produtos e trazia “disposições gerais a serem adotadas pelas empresas para garantir o equilíbrio do comércio”.

A SDE, em sua análise, pondera que, em nome da defesa comercial da indústria brasileira, a associação não poderia ter desrespeitado as regras de defesa da concorrência.
“O objetivo de impedir um excesso de entrada de produtos chineses no Brasil não legitima a conduta adotada pela Abrinq”, afirma.

– Atemporalidade na Política

 

Alguns pensamentos de mentes brilhantes são verdadeiramente atemporais; sobrevivem e existem pelas verdades e percepções observadas e sabiamente interpretadas. Admiro esses gênios! Um deles, Eça de Queiroz, o grande escritor, há muito tempo disse inteligentemente:

 

“Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente. E pelo mesmo motivo”

Algo a contestar? Do século XIX ao XXI, tal mensagem é pertinente.

– O Câncer de Mama Masculino

 

Relendo algumas coisas antigas, vejo uma infeliz declaração de 2009 do então Governador do Paraná, Roberto Requião – PMDB. Ele disse que “os índices de câncer de mama em homens no Brasil devem estar aumentando em decorrência do número de passeatas gays”!

 

Sem graça a brincadeira. É provado que homens também sofrem desse mal. Sou homem, heterossexual, e pelos fatores genéticos da minha família pertenço ao grupo de risco de pessoas que podem desenvolver a doença no futuro. Fui aconselhado a me prevenir do câncer de mama desde 1997, pelo Prof Dr Sérgio Daniel Simon, renomado oncologista do Hospital Abert Einstein (um dos “papas” da Oncologia no mundo).

 

Talvez o governador não deva ter tido a infelicidade de ter pessoas queridas com esse mal na família.

 

Para ver e ouvir a infeliz declaração, clique aqui.

 

Para saber mais sobre câncer de mama em homens, clique aqui.

 

O CÂNCER DE MAMA EM HOMENS CRESCE NO BRASIL (citações acima)

 

Pouca gente sabe, mas os homens também desenvolvem o tumor de mama como as mulheres. Embora a incidência da doença ainda seja considerada baixa – equivalente a 1% dos cânceres malignos –, ela vem aumentado a cada ano. Os índices de cura estão diretamente relacionados ao diagnóstico, ou seja, as chances de cura crescem à medida que o tumor é descoberto precocemente. “Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstico. Pois, como na mulher, os índices de cura para o diagnóstico precoce são de cerca de 80% a 90%, enquanto que, se descoberto tardiamente, este índice cai brutalmente, atingindo apenas 10% a 20% dos casos”, revela o cirurgião oncológico do Hospital e Maternidade São Luiz (São Paulo), Renato Santos.Geralmente, este tipo de câncer acomete o homem de idade mais avançada, sendo mais freqüente na faixa etária de 50, 60 anos de idade. Segundo Santos, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, é de que surjam cerca de 250 casos novos em todo Brasil, a cada ano, baseado nos números de 2002.

Diferentemente do que acontece com a mulher, que já possui o hábito de realizar o auto-exame, o homem, por desconhecimento deste tipo de doença, não se previne e não realiza este tipo de “acompanhamento”, o que dificulta o diagnóstico, prejudicando conseqüentemente o tratamento e a cura do tumor. “É muito comum o diagnóstico tardio no homem, quando a doença já se encontra evoluída. Para reverter este quadro, é necessário chamar atenção da população masculina para os primeiros indícios da doença e fazer um alerta para que estes homens procurem um oncologista ao notarem qualquer alteração na mama. Isto é fundamental”, alerta o especialista.

– Como você se porta no trabalho?

 

Por rotina e obrigação, sempre levanto muito cedo. E vejo as pessoas se aprontarem para o trabalho.

 

Como é duro ver o cara chegando ao serviço de cara amarrado, sonolento, bravo ou irritado.

 

Não é melhor acordar direito, lavar bem o rosto, agradecer a Deus por mais um dia de vida e pelo trabalho que possui (e que ajuda a pagar as contas), e dizer: “Bom dia, dia!!!”

 

Tô otimista hoje, né?

– Bom Sábado de Aleluia de um pai feliz!

 

Há dias em que esbanjamos felicidade. Há outros menos memoráveis.

 

Mas o que falar de dias de renascimento, reconstrução na vida pessoal?

 

Estou radiante ultimamente, recuperando-me de problemas físicos, psicológicos e espirituais! Verdade seja dita, períodos de introspecção pessoal e meditação quaresmal foram fundamentais.

 

E que belo Sábado se inicia! Sábado de Aleluia, onde à noite celebraremos a Vigília pela espera do Cristo Ressuscitado. Belo rito que simboliza a vitória da Vida sobre a Morte.

 

De bom humor dormi; de bom humor acordei. Minha Marininha, ontem, antes de ir para a cama, assistiu pela 56.894ª vez o filme ‘Rio’, e no meio das cenas dos passarinhos, se virou para o papai e a mamãe, suspirou e disse-nos: “Papi, mami, eu amo vocês…” e nos deu um gostoso abraço…

 

É de arrepiar ou não? A sinceridade das criancinhas é algo que muitas vezes perdemos ao longo da vida, infelizmente.

 

Satisfeito com o carinho e abençoado pela virtude da paternidade, fui correr de madrugada, já suei o couro e um revigorante banho gelado como incentivador às tarefas de trabalho.

 

Desejo que todos tenham um ótimo dia, assim como prenuncia o meu.

– E o Judas do dia será…

 

Quando criança, o sábado de Aleluia era aguardado ansiosamente para malhar Judas, o traidor de Cristo.

 

Em algumas localidades a tradição se mantém. Mas uma brincadeira boba:

 

– Quem é o Judas dos dias atuais para você? Deixe sua resposta:

 

A mim, não tenho dúvida: os políticos corruptos que assaltam o povo…

– Raridades do Futebol! Imperdível aos amantes do Esporte Bretão

 

Amigos, algo sensacional!

 

Meu amigo Ivan Gutierrez enviou uma seleção de jogos, gols e entrevistas históricas do futebol, desde os vídeos mais recentes até àqueles dos tempos em que não existia TV no Brasil!

 

Por exemplo: Domingos da Guia e Leônidas da Silva na Copa de 38; amistosos do Paulistano em 1925; Fla-Flu da década de 20! Abaixo:

 

Seleção Francesa 2 x 7 Paulistano (extinto clube de São Paulo) – amistoso em Paris, com Friedenreich, em 1925.
http://www.youtube.com/watch?v=D1kXX1nfXTk


Brasil 6 x 5 Polônia – Oitavas de Final da Copa do Mundo de 1938, na Itália,com Leônidas e Domingos da Guia.
http://www.youtube.com/watch?v=cecyhZCKu1w


Brasil 2 x 0 Iugoslávia – Primeira Fase da Copa do Mundo de 1950, com entrevistas de Barbosa, Bauer e Zizinho.

 http://www.youtube.com/watch?v=nocsH6NSOsA


Brasil 1×2 Seleção do Sul – Amistoso em 1983, com Pelé, que já havia parado de jogar desde 1977.
http://www.youtube.com/watch?v=w58uBRH_9y0


Brasil 1×0 Escócia – Torneio Sesquicentenário da Independência do Brasil, em 1972, com Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivellino, etc…
http://www.youtube..com/watch?v=bJ2EV3c_2AY


Brasil 1×0 Tchecoslováquia – Amistoso em 1971, com Gérson, Tostão, Rivellino, etc…
http://www.youtube.com/watch?v=Eliy2TnLpG4


Brasil 2X2 Iugoslávia – Despedida de Pelé na Seleção Brasileira, em 1971, no Maracanã (RJ) – Só o Hino Nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=_tJ70D3iBC4


Brasil 2×1 México – Amistoso em 1968, no Mineirão, com Pelé, Gérson e Jairzinho.

http://www.youtube.com/watch?v=Rz2ntNzh5q0


Brasil 6×2 Colômbia – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970
http://www.youtube.com/watch?v=u-AEcsgitLQ


Brasil 3×3 Iugoslávia – Amistoso em 1968
http://www.youtube.com/watch?v=bNNX5-9Zcv0


Brasil 3×0 Iugoslávia – Torneio Sesquicentenário da Independência do Brasil, em 1972, com Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivellino, etc…

http://www.youtube.com/watch?v=23GqQlz_TJc


Brasil 1×0 Portugal – Torneio Sesquicentenário da Independência do Brasil, em 1972, com Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivellino, etc…

http://www.youtube.com/watch?v=_X621wX3lLg


Brasil 3×0 Argélia – Amistoso em 1965 – Erroneamente o vídeo diz que é em 1964.

http://www.youtube.com/watch?v=JtigxBO-Wj8


Brasil 1×2 Alemanha Ocidental – Amistoso em 1968, com Tostão, Gérson, Jairzinho e Cia.
http://www.youtube.com/watch?v=sAlpnh7ooyE


Brasil 2×1 Alemanha Ocidental – Amistoso em 1963, com Gilmar, Lima, Zito, Mengálvio, Dorval, Coutinho, Peé e Pepe (todos do Santos F.C.)
http://www.youtube.com/watch?v=9L7ogb_r5BA


Amistoso em 1989 – Com Pelé (que não jogou), Rivellino, Zico e Cia.
http://www.youtube.com/watch?v=nCSq-7z4zFc


Brasil 5×0 Holanda – Seleção Brasileira Masters (Luciano do Valle) – Copa Zico 1990

http://www.youtube.com/watch?v=QInv5eVD8eg


Brasil 3×0 Itália -Seleção Brasileira Masters (Luciano do Valle) – Copa Zico 1990

http://www.youtube.com/watch?v=lNuTWFbiq4A


Brasil 2×1 Alemanha – Seleção Brasileira Masters (Luciano do Valle) -Copa Zico 1990

http://www.youtube.com/watch?v=gL6NfUHwyGI


Brasil 1×2 Resto do Mundo -Amistoso em 1990, na Itália- Festa do 50° Aniversário de Pelé, que jogou!!!

http://www.youtube.com/watch?v=i70xvJguzxk


Brasil 1×2 Resto do Mundo -Amistoso em 1989 -Despedida de Zico da Seleção Brasileira.

http://www.youtube.com/watch?v=tfNLUkGiZyQ


Seleção Brasileira treinando na época de Pelé – Não era 1958 como diz o vídeo. Se vê pelo rosto de Pelé, que aqui nesse vídeo não tinha só 17 anos. Você não acha?
http://www.youtube.com/watch?v=xCXcaNJjJhw


Seleção de 1970 na Concentração.

http://www.youtube.com/watch?v=62wNvXb3wQA


Garrincha e Roberto Carlos (cantor), jogando sinuca.
http://www.youtube.com/watch?v=zNoASIwq5sI


Garrincha, em Pau Grande, sua cidade natal, em 1966.
http://www.youtube.com/watch?v=t59vZojUHQk


Mazzola (Altafini) confessa que se arrependeu de ter deixado o Brasil logo após a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, e ter trocado a Seleção Brasileira pela Italiana.

http://www.youtube.com/watch?v=XTt1Q_Pbdqs


Brasil 2×1 Uruguai -Taça do Atlântico – 1976 -Jogo que teve uma briga generalizada e que levou Rivellino a sair correndo em direção ao vestiário, caindo de bunda na escadaria do mesmo.
http://www.youtube.com/watch?v=UzKGtg_-y74


Documentário, fantástico, sobre Ademir de Menezes, o “Queixada”.
http://www.youtube.com/watch?v=k_K8PXhcbbs


Documentário, fantástico, sobre Zizinho, o “Mestre Ziza”.
http://www.youtube.com/watch?v=qrRQbTtgEeA


Matéria sobre Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”.
http://www.youtube.com/watch?v=-eZO-xDmOcA


Matéria sobre Domingos da Guia, o “Divino Mestre”

http://www.youtube.com/watch?v=0I3REVfnhX4


Entrevista com Zizinho no “Bola da Vez” da ESPN Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=kPgZa3J894A


Matéria sobre Heleno de Freitas

http://www.youtube.com/watch?v=Gyjdp_G-Eic


Matéria sobre Garrincha

http://www.youtube.com/watch?v=PjlfJ_YRThY


Matéria sobre Garrincha e o goleiro Barbosa.
http://www.youtube.com/watch?v=i1zWqSBnQZw


O adeus de Mestre Didi

http://www.youtube.com/watch?v=W6dh1ublVFw


Flamengo 0x1 Botafogo, em 1964, última partida de Nílton Santos pelo Botafogo.
http://www.youtube.com/watch?v=VzMcEUHjE7E


Fluminense 2×1 Vasco da Gama, em 1926.
http://www.youtube.com/watch?v=9v6ROadicRE


Fluminense 3×2 Sporting – Lisboa, em 1928.
http://www.youtube.com/watch?v=Wuk3aGO2cpI


Flamengo X Fluminense, década de 20.

http://www.youtube.com/watch?v=d5NofNPBAuM


Vasco da Gama – 1948

http://www.youtube.com/watch?v=ywMMuqU0ds8


Real Madrid 3×4 Vasco da Gama, em 1957.

http://www.youtube.com/watch?v=hesqCPCEamc


Bate papo com Nílton Santos.
http://www.youtube.com/watch?v=9Ll7zIMd_HY


Homenagem a Nílton Santos.
http://www.youtube.com/watch?v=opjAy6GHYng


Djalma Santos no “Juca Entrevista”.
http://www.youtube.com/watch?v=1dq-AQSFeFc


Coutinho, parceiro de Pelé no Santos F.C., no “Juca Entrevista”.
http://www.youtube.com/watch?v=2JxUYFpmuyk


Matéria sobre o goleiro Manga.
http://www.youtube.com/watch?v=BGr6yZsMglc


Homenagem ao Santos F.C. de 62/63.
http://www..youtube.com/watch?v=iMWIZcuLTsM


O goleiro, Gilmar dos Santos Neves.
http://www.youtube.com/watch?v=JbR7supU8mc


Luizinho – “O Pequeno Polegar”.
http://www.youtube.com/watch?v=6I1oVZEdjio


Clubes brasileiros que representaram a Seleção Brasileira.
http://www.youtube.com/watch?v=JQRpaOS84CM


Zagueiros Artilheiros
http://www.youtube.com/watch?v=nJV_J5B2HJc


Trio de Ferro X Argentinos, em 1948.
http://www.youtube.com/watch?v=mi8wVFTy3r0


Canhões do Futebol Paulista

http://www.youtube.com/watch?v=mesf07mSIaU


Lula falando do Corintians de 1954, Vasco da Gama de 1958, Garrincha e Ademir da Guia.
http://www.youtube.com/watch?v=2G8tcCBbzLU


Música homenageando Canhoteiro, o Garrincha da ponta-esquerda.
http://www.youtube.com/watch?v=aUgURzunXpY


Brasil 2×0 Inglaterra, no Maracanã, em 1959, com show de Julinho Botelho.
http://www.youtube.com/watch?v=cDBjtMJjQZc


Entrevista com Aparício Pires, jornalista que colocou o apelido de DINAMITE no craque do Vasco da Gama, em 1971.
http://www.youtube.com/watch?v=l3S5ReKMbFg


Corinthians 1×1 Palmeiras, em 1954.
http://www.youtube.com/watch?v=yX2O2cpZRQ0


Brasil X Zaire, Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, jogador do Zaire corre antes do juiz apitar a falta e chuta a bola.
http://www.youtube.com/watch?v=Q3MOCFYDTKc


Brasil 4×5 Bolívia, na Copa América de 1963 – “RARIDADE”

http://www.youtube.com/watch?v=wYkXmWmsA-g


Brasil x Peru, gol peruano, na Copa América de 1975,

http://www.youtube.com/watch?v=n4uDEmUf7nk


Seleção Brasileira na Concentração, em 1985 – Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=BH3Te3xFBo0


Brasil 1×1 Chile, Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 (Itália), em Santiago (Chile). Nesse jogo, Romário começou a brigar antes do início da partida e foi expulso ainda no primeiro tempo. Mas o incrível é o gol do Chile no final do jogo.
http://www..youtube.com/watch?v=m0b_6T3G2i4


Ronaldo (Fenômeno) é convocado para a Copa do Mundoo de 1994, nos Estados Unidos.
http://www.youtube.com/watch?v=YJzRIO6RZdQ


O corte de Romário na Copa do Mundo de 1998, na França.
http://www.youtube.com/watch?v=Lh-RbRVy3uI


Zico explica a convulsão de Ronaldo “Fenômeno”, em 1998, na Copa do Mundo, da França.
http://www.youtube.com/watch?v=4bTu6MC6yqg


Seleçaõ Brasileira chega ao Haiti em 2004.
http://www.youtube.com/watch?v=sWHVXkIQnUg


O Brasil na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Matéria em Espanhol.

http://www.youtube.com/watch?v=WTQHW8V0xPY


A Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1954.
http://www.youtube.com/watch?v=Nahg2ZXsQAs


Brasil 6×1 Espanha, na Copa do Mundo de 1950, no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=esy9N7dNTeU


Brasil 7×1 Suécia, na Copa do Mundo de 1950.
http://www.youtube.com/watch?v=snM2_rgW2MI

Arquivo espetacular, não? Acervo sensacional!