– Jogadores Produzindo Provas Contra Si pelo Twitter

 

Um bom advogado sempre dirá que seus clientes não podem produzir provas contra eles próprios. Mas os jogadores de futebol parecem não se importarem com isso…

 

A moda, agora, é chorar e espernear via Twitter. O micro-blog, originariamente uma brincadeira para as pessoas responderem aos seus amigos o questionamento “O que você está fazendo agora?”, tomou outros rumos. Hoje, empresas utilizam dessa rede social para interagir com os seus clientes e divulgar seus produtos. Celebridades se autopromovem. Professores sugerem debates e trocam conhecimentos. Adolescentes trocam dicas de baladas e brincam entre si. Jornalistas divulgam informações e experiências. Enfim, usos diversos, banais ou interessantes.

 

Recentemente, os jogadores de futebol descobriram no Twitter uma forma de demonstrarem o que pensam utilizando o livre arbítrio da rede. Entretanto, esquecem do principal detalhe: eles são vistos, lidos, ou melhor, seguidos (que é o termo dos twitteiros) por milhares de pessoas nas suas mensagens, ou melhor, em seus tuítes! Parecem ignorar o fato das repercussões futuras, escrevendo no computador algo que não diriam com o microfone aberto.

 

Jorge Henrique, Dentinho e Neymar já fizeram o uso do Twittter para reclamar da arbitragem em suas partidas, inclusive com termos fortes e palavrões. Depois que todos lêem, eles apagam, claro. Ou dizem ainda que suas contas no Twitter foram invadidas por hackers…

 

Ronaldo Fenômeno, no Twitter, não disse ainda logo após o jogo do Tolima, que não iria parar para não dar esse gosto aos seus críticos? Exatos quatro dias depois se aposentou…

 

Até mesmo o árbitro Carlos Eugênio Simon deu um “furo” ao divulgar a escala do japonês de Brasil X Holanda na Copa do Mundo da África do Sul antes da FIFA. Coincidentemente, voltou para casa depois disso.

 

Nesta última semana, dois episódios: Jucilei, domingo, ironizando o resultado ruim da Gaviões da Fiel no Carnaval e sugerindo cobranças de vitória como a agremiação fez a ele e ao seu ex-time, o Corinthians. Ontem, o caso mais impactante: Kleber Gladiador criticou sem pudor o seu treinador, Luiz Felipe Scolari, alegando que reclama demais do time, dos próprios jogadores, das suas atitudes e que não se calaria mais (agora, 08:00, ainda está no ar as reclamações e o seu desabafo: http://twitter.com/kleberglad30)

 

Não é o caso dos clubes repensarem certas situações e permissões a seus atletas? Não digo censurar, lógico, vivemos numa democracia. Mas não deveriam orientar atletas a tomarem devidos cuidados? Olha só que ambiente o danado do Twitter do Kleber causou no Palmeiras, que está classificado como um dos ponteiros do Paulistão! Ele diria as coisas que escreveu à imprensa com os microfones no ar? Talvez sim, talvez não…

 

Por fim, parece que agora, ao invés dos clubes se preocuparem com assessor de imprensa, assistente social, psicólogo e outros profissionais para os atletas, terá que arranjar orientador de tuítes politicamente correto ou até mesmo redator!

 

E você: acha que o clube deve interferir na vida dos jogadores dentro das Redes Sociais como Twitter, Facebook e Orkut? Deixe seu comentário:

– Lula inicia seu Ciclo internacional como Palestrante!

 

O ex-presidente Lula fez recentemente sua primeira palestra paga após o término do seu mandato. Foi à coreana LG.

 

Agora, fará a primeira volta ao mundo cobrando por palestras. E debutará num especial de Tv à Rede árabe Al-Jazeera.

 

Tenho grande curiosidade: quanto ele cobra? Fernando Henrique Cardoso, na mesma situação, cobrava US$ 50,000.00 fora do país e R$ 50.000,00 dentro do Brasil. Números divulgados publicamente e que iam para o Instituto FHC.

– Dinheiro de Propina na Mochila é Esquecido?

 

Será que o descaso abaixo foi pelo fato de ter acontecido em meio ao Carnaval, ou é simplesmente fruto da costumeira impunidade?

 

Jaqueline Roriz, deputada federal pelo PMN-DF e filha do ex-governador Joaquim Roriz, foi flagrada recebendo 50.000,00 reais em dinheiro vivo, colocando toda a grana dentro de uma mochila. O dinheiro, claro, de ações ilícitas.

 

Por que tanta demora em intimar a moça? Caso tão explícito não era para ser um escândalo nacional, impactando na sociedade e trazendo consequências imediatas?

 

Parece que a corrupção se tornou algum comum e infelizmente aceitável…

– A Insalubridade em ser Jornalista na Líbia

 

Ufa! Andrei Netto, do Estadão, reapareceu. O jornalista estava cobrindo o conflito da Líbia e foi preso por mercenários aliados a Kadhaffi (o que dizer de um presidente que contrata mercenários?). Foi solto por intercessão da Embaixada Brasileira junto às autoridades locais.

O argumento para a soltura é que o Brasil é um país amigo!

 

Porém, Andrei Netto disse temer pela segurança do seu “colega de calabouço”, um jornalista iraquiano.

 

É duro ser jornalista, não?

– Árbitros FIFA 2011 e as Novas Categorias!

 

Amigos, a CBF divulgou novos aspirantes ao quadro de árbitros da FIFA: um matogrossense, um capixaba e outro gaúcho. Também divulgou as novas árbitras e bandeiras brasileiras no quadro FIFA, bem como as aspirantes.

 

Abaixo a relação, com uma ressalva: com o discurso de integrar o Brasil, repare que estados como Sergipe, Maranhão ou Espírito Santo ganham bastante destaque. Já o estado de São Paulo parece não ter a mesma representatividade e importância no quadro de árbitros, se compararmos à força dos clubes e da riqueza da Federação Paulista de Futebol.

 

Abaixo:

 

ÁRBITRAS FIFA

Ana Karina Marques – PE

Eveliny Pereira de Almeida – CE

Francielli da Costa Bento – MG

Simone Xavier da Silva – RJ

 

ÁRBITRAS ASSISTENTES FIFA

Cleidy Mary Nunes Ribeiro – SE

Katiuscia Mayer Berger Mendonça – ES

Márcia Bezerra Lopes Castro – RO

Maria Elisa Correia Barbosa – SP

 

   ASPIRANTES ÁRBITRAS FIFA

   Ateliane Soares Milles – MA

   Daniella Coutinho Pinto – BA

   Regildênia Holanda de Moura – SP

   Thayslane de Melo Costa – SE

 

   ASPIRANTES ÁRBITRAS ASSISTENTES FIFA

   Janete Mara Arcanjo – RJ

   Lilian da Silva Fernandes Bruno – RJ

   Nadine Scharam Bastos – SC

   Tatiana Jacques de Freitas – RS

 

ÁRBITROS FIFA

Evandro Rogério Roman – PR

Gutemberg de Paula Fonseca – RJ

Heber Roberto Lopes – PR

Leandro Pedro Vuaden – RS

Marcelo de Lima Henrique – RJ

Paulo César de Oliveira – SP

Ricardo Marques Ribeiro – MG

Sálvio Spínola Fagundes Filho – SP

Sandro Meira Ricci – DF

Wilson Luís Seneme – SP

 

ÁRBITROS ASSISTENTES FIFA

Alessandro Rocha Matos – BA

Altemir Hausmann – RS

Carlos Berkenbrock – SC

Dilbert Pedrosa Moisés – RJ

Emerson Augusto Carvalho – SP

Erich Bartolomeu Bandeira – PE

Marcelo Van Gassen – SP

Márcio Eustáquio Santiago – MG

Roberto Braatz – PR

Rodrigo Pereira Jóia – RJ

 

   ASPIRANTES ÁRBITROS FIFA

   Bruno Boschila – PR

   Cleriston Caly Barretos Rios – SE

   Fabiano da Silva Ramires – ES

   Fábio Pereira – TO

   Fabrício Vilarinho da Silva – GO

   Guilherme Dias Camilo – MG

   Kleber Lúcio Gil – SC

   Marrubson Freitas – DF

   Thiago Brígido – CE

   Vicente Romano Neto – SP

 

   ASPIRANTES ÁRBITROS ASSISTENTES FIFA

   2010 André Luís de Catro – GO

   2010 Arilson Bispo da Anunciação – BA

   2010 Célio Amorim – SC

   2010 Cláudio Luiz Mercante – PE

   2010 Francisco Carlos do Nascimento – AL

   2010 Luiz Flávio de Oliveira – SP

   2011 Márcio Chagas de Souza – RS

   2010 Nielson Nogueira Dias – PE

   2011 Pablo dos Santos Alves – SE

   2011 Wagner Reway – MT

   2010 Wilton Pereira Sampaio – DF

 

ESPECIAIS (ex-FIFAS, recebendo taxas FIFA)

Alício Pena Jr – MG

Djalma Beltrami – RJ

Péricles Bassols Cortes – RJ

Hilton Moutinho Rodrigues – RJ

 

CBF 1

30 árbitros + 80 árbitros assistentes

 

CBF 2

Demais Árbitros do Quadro da RENAF

 

Obs: A relação com os CBF’s 1 e 2 pode ser obtida na lista da RENAF, em: www.cbf.com.br/media/75321/renaf_2010.pdf

 

E você, o que acha disso: os nomes dos futuros FIFA’s representam bem o futuro da arbitragem brasileira ou não? Deixe seu comentário:

(abraços ao amigo Wagner Reway – fizemos juntos o 1o. Curso para Novos Árbitros CBF na Gestão do Dr Edson Rezende, na Granja do Comary – Teresópolis/RJ – árbitro esforçado e valoroso!)