– A Incompatibilidade de Cargos na FPF

 

Há tempos se faz necessária essa discussão, e talvez o momento adequado seja este.

 

Atualmente, os árbitros de futebol da FPF são acuados por um sistema covarde, de submissão à entidades ditas representativas e que na prática, nada os representa.

 

Converso regularmente com muitos amigos que continuam no quadro de arbitragem da FPF, e sempre ouço da maior parte deles a reclamação da relação “oficiosa” das entidades representativas.

 

Cito dois exemplos inacreditáveis:

 

Primeiro- A Ouvidoria da Arbitragem da FPF declarou que no jogo Corinthians X Noroeste, no Pacaembu, pela série A1, o árbitro prejudicou o time de Bauru não marcando dois pênaltis, e afirmando ainda que tal fato “pode ter interferido no resultado”. O ofício está disponível em:

http://www.futebolpaulista.com.br/arbitragem.php?sec=52&sub=117&cod=45374

 

Pois bem: apitou a partida o árbitro Flávio Rodrigues Guerra, que, por constrangimento ou por outros motivos, poderia discordar do ouvidor (Flávio Rodrigues Guerra continua apitando normalmente pelo Campeonato Paulista, apesar da situação vexatória de ‘incriminá-lo’ indiretamente pelos erros involuntários que poderiam ter favorecido o Corinthians). Se Guerra for à Cooperativa dos Árbitros, que é uma das entidades representativas da categoria, pedir ou reclamar do fato, ele acionará o presidente da Coafesp, Sr Silas Santana. Normal, caso o ouvidor que o acusa é… Sr Silas Santana, Ouvidor da Arbitragem da FPF!

 

Ué, quem acusa pode ser o mesmo que teoricamente deveria defender? A quem o árbitro reclamará?

 

Essa mesma Ouvidoria reconheceu um absurdo erro do árbitro Magno de Sousa Alves, na partida entre Paulista X São Bernardo. O time jundiaiense protestou e o ouvidor Silas Santana reconheceu o erro e pediu providências à CEAF, que o afastou. A quem Magno deverá reclamar? Ao presidente da Coafesp… Silas Santana!

 

Perceberam a incompatibilidade?

 

Há outra entidade representativa, o Safesp (Sindicato dos Árbitros). Seria representativa, caso o presidente da entidade, Sr Arthur Alves Jr, não fosse o mesmo integrante da Comissão de Árbitros da FPF, Sr Arthur Alves Jr.

 

Se um árbitro se sentir acuado pela CEAF ou desprestigiado, poderá reclamar ao seu Sindicato? Imagine a “cena-pastelão”, de um árbitro chegando na sala da presidência do Sindicato:: – Sr Arthur, presidente do Safesp, gostaria de reclamar do Sr Arthur, membro da FPF…

 

Desde janeiro/2011, a FPF passou a descontar 6% das taxas dos árbitros para a Cooperativa, sendo que 2% das mesmas são repassadas ao Sindicato. Ora, quer dizer que para apitar o árbitro precisa bancar a Cooperativa e o Sindicato, que de maneira anti-ética é dirigida pelos próprios membros da CEAF?

 

Assim, como muitos árbitros fazem para continuar apitando, são obrigados a se calarem e aceitar tal prostituição financeiro-esportiva. E muitos acabam escrevendo nos diversos fóruns com pseudônimos. Seja nesse humilde blog, no Blog do Fernando Sampaio ou nos outros que defendem a moral no esporte e que simplesmente são chacoteados pelos dirigentes, que incrivelmente ainda nos lêem.

 

Me recordo das reações pós-sorteios de árbitros feitos pela Rádio Jovem Pan (AM 620 SP), sempre irônicas de alguns dirigentes do apito, que viam com escracho a cobrança de sorteios não-dirigidos. Lembro-me da repercussão de um artigo escrito no blog do Wanderley Nogueira sobre as eleições do Safesp, onde árbitros gravaram depoimentos de apoio à candidatura única na entidade (A propósito, um dos garotos-propaganda é um iluminado ganhador de sorteios!). Lembro, ainda, das notas da Coluna De Prima, do jornalista Marcelo Damato no diário Lance!, expondo um encontro do mesmo com o Arthur onde disse que não acumularia funções. Por fim, recordo-me de uma matéria-denúncia da Folha de São Paulo sobre a obrigatoriedade da dupla sindicalização, imposta pela FPF, em brilhante trabalho do jornalista Ricardo Perrone, na qual o Ministério Público proibiu tal irregularidade.

 

Passado tanto tempo, os nomes continuam lá, e os árbitros continuam financiando duas instituições. E, acreditem, o aumento do valor das taxas, segundo essa mesma entidades, seu deu por “clamor dos árbitros”!

 

Alguém acredita que os árbitros pediram para ganhar menos por querem financiar Cooperativa do Ouvidor-FPF Silas e Sindicato do membro da CEAF-FPF Arthur?

 

O pior é que essas entidades são ditas “dos árbitros”. Pergunte o que cada árbitro pensa sobre isso e as respostas serão unânimes no aceite da situação. Preserve-o da identidade, e verá que ninguém concorda com isso.

 

Uma pena não termos árbitros para representar os próprios árbitros e que deixemos funcionários da FPF fazê-los por eles…

 

E você, o que pensa sobre isso: “patrões da FPF” podem representar os árbitros como sindicalistas dos mesmos? Deixe seu comentário:

 

Abaixo, o parecer final (último parágrafo) da carta do Ouvidor da FPF ao presidente do Noroeste, Damião Garcia:

 

O equivoco do árbitro na não marcação destes pênaltis pode ter interferido no resultado final do jogo.

Lamentando os equívocos cometidos pelo árbitro aproveito a oportunidade para renovar os votos da mais elevada estima e respeito.

Cópia será remetida à Comissão de Arbitragem para avaliação da conduta do árbitro.

Cordialmente,

Silas Santana

OUVIDOR DA ARBITRAGEM

 

Gostaria de saber se o árbitro Flávio Guerra acionou a Coafesp, do presidente Silas Santana, para defendê-lo do posicionamento tomado pelo Ouvidor da FPF, Silas Santana.

Um comentário sobre “– A Incompatibilidade de Cargos na FPF

  1. CARO COLEGA
    FUI EU ANSELMO DA COSTA AFASTADO POR INCOMPATIBILIDADE DE FUNÇAO..POIS ERA INSTRUTOR DE UMA UNIVERSAIDADE DO ESPORTE..UM PROJETO INOVADOR ATE PRO PROPRIO ARBITRO. POREM UM DE NOSSOS COMPANHEIROS DENUNCIOU COMO SE FOSSE UM ESCANDALO EU APITAR E DAR AULA (NUNCA DEI AULA DE COBRANÇAS ABUSIVAS E INDEVIDAS POIS PAGAMOS UM SINDICATO DE UMA FUNÇAO NAO RECONHECIDA , ENTAO, NAO DEVERIA NEM EXISTIR UM SINDICATO, NUNCA MINISTREI ARBITROS A APITAREM PRO SISTEMA , MAS SIM TEREM PERSONALIDADE PROPRIA E SEM DEVER FAVOR PRA NINGUEM)
    ENTAO SERIA O CASO DA FPF NO COMANDO DE SEU PRESIDENTE DR. MARCO DESTITUIR BEM COMO ME DESTITUIRAM POIS PELO FAMOSO JAGUAR >A NOSSA CULTURA NAO VAI ENTENDER> MELHOR ENTAO ELE DEIXA O CARGO

    Curtir

  2. E se reclamar você é escalado um ou dois jogos para dizer que tem democracia e depois fica congelando na geladeira. Nao quero ser cooperado e nem sindicalizado, mas sou obrigado a pagar para esses caras que ficam mamando nas nossas tetas. E ainda mandam na gente.

    Curtir

  3. PORCARI E ANSELMO,

    PARABENS PELA CORAGEM DE VCS, O PROBLEMA É Q ESTANDO NA ATIVA NAO VAI DAR PRA FAZER NADA. TA CHEIO DE BABA OVO DA COMISSAO

    Curtir

  4. Tudo muito esclarecedor, mas você esqueceu um detalhe: nao houve voto contrário nas eleições do Sindicato e pela Cooperativa, aclamação.
    Que tal abordar o assunto das cervejadas eleitorais?
    Alias, bebuns nao faltam na Barra Funda…

    Que tal abordar os convites para as

    Curtir

  5. E o pior de tudo: esses caras se pAssam como cordeirinhos para a imprensa. O Silas ferra o arbitro somente para fazer media com os clubes e o Artur idem. Nunca essas pessoas lutaram pelos árbitros. O que esses caras foram contra a fpf? Nada. Tomara que a grande imprensa repercuta

    Curtir

  6. Opa, amanha tem reunião xom os arbitros e se vc bem sabe, vão falar do blog do repórter tenista e do professor frentista.
    Amigo, encare isso como elogio , ok?

    Curtir

  7. Porcari, a gente já trabalhou junto e como todo mundo faiz êh obrigado a escrever anônimo. Não as esqueça que o Cel Marinho é culpado disso por apoiar o Artur e o Silas. Lembra do ranking que nunca saia e só subia gente do esquema? Gente como eu, você e a porrada de arbitro ficava chupando o dedo vendo os atas que apitavam jogos de graça serem promovidos. Cada dia tem mais arbitro apitando para os campeonatos de clubes em troca se escala na fpf. Só do video da campanha do sindicato já tem um monte de arbitro sendo “sorteado” por agradecimento.

    Curtir

  8. DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS:

    Magno Sousa errou no jogo do Paulista e foi rebaixado imediatamente para a serie A2.

    Flavio Guerra errou a favor do Corinthians e continua apitando.

    Você também foi proibido de escrever em blog e twitter. Mas a favor e por troca de escalas, podia. VOCE SABE DISSO POIS ESTIVEMOS NUMA REUNIÃO QUASE NO MESMO HORÁRIO.

    Cada vê que a Jovem Pan metia o pau na Comissão, o Cel e o Arthur se mordiam. O jornalista Fernando Sampaio virou ícone na luta, e o Arthurzinho tenta desmoraliza-lo na reunião.

    Quem tem coragem de gravar a reunião de hoje e colocar na Internet?

    Curtir

  9. Faltou diZer: e as meninas que estão em toda a rodada? Tem bandeira feminina que só fez copa SP e está na A1

    Curtir

  10. Pq vcs não dão o nome? É um bando de juiz bunda mole que se esconde para se promoverem. Como é que vcs querem apitar grandes jogos se tem medo dos próprios dirigentes. Quando ver o Gordo em campo vai pedir autógrafo.

    Curtir

  11. MEU IRMÃO O NEGOCIO É O SEGUINTE, só ESTA assim PQ NOIS DEIXAMOS. CADE OS FIFA NESSA HORA? eles se calam e esperam que os bronze e prata resolvam.

    Quero ouvir da boca do salvio do abade do pc e do Seneme que precisa
    Usar. Sabe quando vão criticar? Nunca.

    Fora Silas e arturzinho

    Curtir

  12. Porcari, Anselmo, Marcelo Rogerio, Marcuci, Fioreti, Krochmalnik, Mioto, Lombardi – se vcs fossem bons estavam apitando.

    Veja os bons nomes revelados: Vinicius Furlan, Leandro Bizzio, Volpato, Martinucho, Renata Ruel, Tatiana – sangue novo na FPF

    Curtir

  13. Caríssimo Porcari(a),

    Onde Fernando Sampaio, Vanderlei Nogueira, Perroni e Marcelo Damato estudaram arbitragem????????

    Cuidado com as companias, um é bancado pelo Gustavo, outro tem informações do traira Alessandro da Mata e outro só quer publicidade, assim como você.

    Ninguém é obrigado a se sindicalizar ou de cooperar, onde a fpf obriga isso?

    Você está desatualuzado.

    Curtir

  14. Como tem puxa saco da ceaf! Como alguém pode comparar jornalistas respeitados com Arthur e Silas?
    Porcari, mete bronca mesmo.

    Curtir

  15. Existe uma vontade de separar o Marinho da situação, mas ele esta sendo omisso para evitar se queimar no meio. Foi assim com a subida do Marcelo Rogério, depois que o pai ameaçou contar o que sabia. Lembram-se disto?
    Mantém como avaliador um que dorme e ronca nos jogos.
    O Marinho, como militar de patente (tenente coronel) sabe muito bem o que é ou o que não é ético. Na vida militar tem regras claras e somente é promovido quem se aplica.
    Muita coisa é incompatível, como é incompatível muitas das subidas no ranking. Ninguém tinha conhecimento da pontuação até o mês de janeiro, mas tem um que conseguiu a lista e em breve vai ser divulgado na net. Ele (a) só não sabe se é o documento oficial.
    Por enquanto, a única coisa que se deve fazer é respeitar.
    Se não colocar o nome, como eu não coloquei é para evitar prejuízo na carreira.
    Nos comentários acima não vi ofensa e isto é legal, porque a democracia nos permite questionar e dizer o que concordamos ou não.
    No tempo da ditadura militar vinha a censura.
    O que acontece nas reuniões da FPF é um exemplo vivo do que acontece quando se tem o poder. Dá uma vontade de calar os que não aceitam ou não concordam.
    Viva a democracia!

    Curtir

  16. Voltei apenas para deixar uma sugestão ao Professor (democracia é bom por isto).
    Faça um blog apenas para arbitragem. Escreve texto mais curtos. Vai ser uma referëncia nacional, pois a arbitragem paulista deveria (isto meso, deveria) servir de exemplo.
    Pense nisto professor. Os comentários ultrapassaram a sua média.

    Curtir

  17. quero me dirigir a este tal de marcelinho
    pois se fosse algo bom seria marcelao
    acho que vc nunca assitiu a globo , sport tv, ou outro canal pois eu, e meus colegas mencionados de uma maneira ridicula e pejorativa..somos e muito capacitados tanto que atuei por 15 anos , finalista em mais de 10 campeonatos regionais e nacionais sendo indicado ao quadro da fifa e sempre respeitado pela dignidade e competencia de levar o escudo desta federaçao no peito com orgulho e braveza.
    por favor primeiro identifique-se e mantenha-se atualizado..dica de um grande arbitro
    se precisar de alguma informaçao e atualizaçao me ligue

    Curtir

  18. Porcari, pelo menos tem gente falando do assunto. Acho que você já leu, mais vale o registro

    IMORALIDADE DA ARBITRAGEM – BLOG DO FERNANDO SAMAPAIO

    Os grandes continuam sendo beneficiados no Paulistão. Até aí, nenhuma novidade. O curioso é que desta vez a FPF reconheceu que na partida Corinthians X Noroeste o time da capital foi favorecido com a não-marcação de dois pênaltis. O ouvidor da FPF recomendou que a Comissão de Árbitros tomasse providências contra o árbitro. Só que o ouvidor é, ao mesmo tempo, presidente da Cooperativa dos Árbitros. É uma palhaçada.

    Isso é fichinha perto de outras imoralidades.

    Há dois anos, o Ministério Público proibiu a exigência da dupla filiação, porque para apitar no futebol profissional os árbitros eram obrigados a se filiarem na Cooperativa e no Sindicato. Agora, o pessoal descobriu uma forma de burlar a decisão da Justiça. Arthur Alves Jr., representante do Safesp, dirigente da Coafesp e também da FPF, negociou com o eterno presidente Marco Polo Del Nero o aumento do desconto de 6% nas taxas dos árbitros, sendo que 2% irão para o Sindicato.

    Ou seja, os árbitros não precisam se filiar nas duas entidades, mas pagam indiretamente as duas.

    É uma vergonha. Até quando os mesmos continuarão mandando no futebol paulista? Qual árbitro foi revelado nos últimos anos? Será que alguém acredita neste ranking? E o sorteio? Rafael Klaus duas vezes nos jogos do Paulista? O último árbitro revelado, com notoriedade nacional, foi José Henrique de Carvalho, na Era José Manoel.

    Sempre defendi a arbitragem paulista como a melhor do Brasil, ao lado do Rio Grande do Sul. Mas, os grandes árbitros paulistas estão sendo enquadrados. Recentemente, o Sportv exibiu um documentário espetacular dos árbitros na Eurocopa, com câmeras nos vestiários dos árbitros, discussões, microfones ligados, entrevistas coletivas, tudo transparente.

    Show de bola. Isso deixa o evento mais espetacular, com mais credibilidade.

    Aqui, caminhamos no sentido contrário. Retrocesso total. Os novos árbitros são supostamente honestos, mas sem personalidade. Se o Ronaldo der uma dura, o cara treme. É capaz de pedir autógrafo. Cansamos de ver árbitro apitando na pressão da torcida. São muitos erros favoráveis aos grandes. Os árbitros são proibidos, ou melhor, “aconselhados” a não darem entrevistas.

    Veja os árbitros auxiliares adicionais. São Paulo copiou o Rio de Janeiro. Sou totalmente favorável. Mas, parecem desorientados. Até agora, a grande mudança positiva aconteceu na postura dos jogadores. Acabou o agarra-agarra na área. Só isso já valeu. Mas, é preciso melhorar muito. Continuamos vendo pênaltis não marcados, bola saindo, inversão de escanteio com tiro-de-meta…

    Embora o árbitro adicional não tenha autonomia para marcar pênaltis, não é essa a ideia, imaginava-se que com a sua presença teríamos uma maior precisão nas marcações. São mais olhos em campo. Isso não aconteceu. Vamos aguardar. É cedo para uma avaliação, mas adicional ques está funcionando é o adicional nas contas do Sindicato e da Coopertiva.

    Em 2014, Marco Polo completando 11 anos na FPF. É mais poderoso que o 007.

    A diferença é que o verdadeiro 007 não cuida da bilheteria.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.