– Sobre a IFFHS e seus Rankings (Ranking dos Árbitros)

 

Muitas vezes ouvimos listas sobre “Maior Clube”, “Melhor Treinador”, ou “Craque do ano”. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, conhecida como IFFHS, é uma dessas entidades que frequentemente divulga diversos (e sempre polêmicos) rankings.

 

Essa instituição é uma pequena entidade localizada em Bonn, na Alemanha, tendo como seu presidente o próprio fundador: Alfredo Poge. Mas você sabia que em seu Comitê Executivo existe um brasileiro chamado Clóvis Martins da Silva Filho (que por ignorância minha nunca ouvi falar)?

 

Dando uma fuçada na internet, é possível achar em alguns sites (dentre eles, a Wikipedia – que particularmente não confio), a informação de que a IFFHS é reconhecida pela FIFA como órgão oficial de estatísticas do futebol, tendo todo o aval da entidade.

 

Para mim, esse reconhecimento por parte da FIFA é uma surpresa, pois, afinal, a FIFA também tem seus rankings.

 

Na última semana, a IFFHS divulgou a lista dos melhores treinadores de 2010. Porém, em breve, deve divulgar a dos melhores árbitros 2010. A última atualização destaca os melhores de 2009 em todo o mundo: o suíço Massimo Bussaca e o brasileiro Carlos Eugênio Simon como os Tops daquele ano. Aliás, entre os brasileiros de todos os tempos, Simon só perde para Romualdo Arppi Filho e José Roberto Wright (os únicos a figurarem 2 anos entre os 10 melhores do mundo).

 

Abaixo, a lista da IFFHS em relação aos árbitros brasileiros (apenas os anos em que tivemos brasileiros entre os Top10):

 

1987: Romualdo Arppi Filho – 1º.

1988: Romualdo Arppi filho – 7º.

1988: Arnaldo césar Coelho – 9º.

1990: José Roberto Wright – 1º.

1991: José Roberto Wright – 2º.

1994: Renato Marsiglia – 10º.

1997: Márcio Rezende de Freitas – 7º.

2009: Carlos Eugênio Simon – 2º.

 

A lamentar a lacuna de 12 anos entre Márcio e Simon na lista da IFFHS.

 

Os melhores árbitros brasileiros da primeira década do século XXI, segundo a entidade, são Márcio Rezende de Freitas (28º.) e Carlos Eugênio Simon (30º.)

 

E você, o que achou da lista? Deixe seu comentário:

Um comentário sobre “– Sobre a IFFHS e seus Rankings (Ranking dos Árbitros)

  1. Essa pesquisa demostra de forma incontestável que o nível da arbitragem brasileira nos últimos anos caiu muito. Hoje infelismente não temos uma safra de árbitros de alto nível!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.