– Copa São Paulo de Futebol Jr ou de Empresários Carentes de Vitrine?

 

Imagine essa partida: Cacerense Ltda X Rondonópolis S/A.

 

Parece jogo oficial?

 

Pois este clássico matogrossense poderá ser assistido na Copa São Paulo Jr, que começa nessa quarta-feira. A competição está repleta de equipes S.A. e Ltda. Times empresas de diversos pontos jogarão contra os grandes de SP e do RJ. Alguns deles poderão ser o Oratório – AP, Santa Maria de Brasília – DF, IAPE – MA ou o glorioso Vitória das Taboas – PE.

 

Como se pode observar, é provável que o nível técnico da Copinha seja ruim. Para os meninos do Atlético Acreano – AC ou do Grêmio Sampaio – RR, poderá ser a aventura de suas vidas… mas para o principal campeonato de juniores do Brasil, outrora chamado de Campeonato Brasileiro da Categoria, não está inchado demais? Parece o Brasileirão dos tempos da ditadura: “onde a ARENA vai mal, mais um time no Campeonato Nacional”.

 

A Copa da Inglaterra tem centenas de equipes nas suas fases iniciais. Sempre com mata-mata, afunilando a competição paulatinamente. Competições com número tão alto de clubes em fases iniciais EM GRUPO não deveriam existir. Deveria ser jogos eliminatórios entre as equipes sem tanta expressão, para, depois do funil, as melhores se juntarem aos grandes.

 

Que tal 4 grupos de 4 equipes? Os grandes de SP, RJ, MG e RS mais os vindos do Play Off classificatório fariam uma disputa entre eles para se tirar os quatro semifinalistas.

Evitaria-se jogos de 11 X 0 como no ano passado. Não correríamos o risco de um zagueiro de time de aluguel, montado só para o torneio, acertar involuntariamente a perna de um atacante promissor de clube mais tradicional e prejudicar a carreira dele.

Aguardemos. Vamos esperar que o Sete de Setembro – MS ou o Gurupi – TO façam boas campanhas. Aliás, quanto time na Copa São Paulo que não disputa a Série A, B, C ou D do Brasileirão, não?

 

E você, o que acha do inchaço da Copa São Paulo? Deixe seu comentário:

Um comentário sobre “– Copa São Paulo de Futebol Jr ou de Empresários Carentes de Vitrine?

  1. ESTÁDIOS INTERDITADOS NA COPA SP:

    Lembrando aos amigos, a Copa SP começará amanhã com 9 estádios interditados. Esão interditados totalmente para o Futebol Profissional e parcialmente para o Futebol Amador os estádios abaixo relacionados:

    (Obs: nesses 9 estádios ocorrerão jogos da Copinha sem a presença de público; estão liberados apenas jogadores, comissão técnica e árbitros, segundo a FPF, extraído do site oficial:)

    A Federação Paulista de Futebol interditou nove estádios para a disputa de jogos profissionais. A não apresentação e a reprovação de laudos técnicos de segurança e de condições sanitárias e de higiene culminaram com a interdição dos seguintes estádios:

    – Estádio Centro Esportivo José Pereira, em Sumaré
    Reprovado pelo laudo de segurança da Polícia Militar;

    – Estádio Municipal Leonardo Barbieri, em Águas de Lindóia
    Reprovado pelo laudo de segurança do Corpo de Bombeiros e em falta com os laudos de segurança da Polícia Militar e de condições sanitárias e higiene;

    – Estádio Municipal Martins Pereira, em São José dos Campos
    Reprovado pelo laudo de segurança da Polícia Militar;

    – CERECAMP, em Campinas
    Em falta com os laudos de segurança da Polícia Militar e da Corpo de Bombeiros;

    – Estádio Municipal Major Levy Sobrinho, em Limeira
    Reprovado pelo laudo de Segurança da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e em falta com o laudo de condições sanitárias e de higiene;

    – Estádio Municipal Vereador José Feres, em Taboão da Serra
    Reprovado pelo laudo de segurança da Polícia Militar;

    – Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo
    Reprovado pelo laudo de segurança da Polícia Militar;

    – Estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté
    Em falta com os laudos de segurança da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;

    – Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos
    Reprovado pelo Laudo de Segurança da Polícia Militar.

    Vale lembrar que esses estádios estarão liberados para partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, porém, sem a presença de torcedores. Somente as equipes, comissões técnicas e profissionais de imprensa poderão adentrar aos estádios, até que os laudos Técnicos obrigatórios sejam regularizados e apresentados.

    Curtir

  2. Prezado professor Rafael Porcari, acho que este inchaço da Copa São Paulo de Júniores expressa a ideologia que rege o futebol atualmente, na qual predomina os interesses econômicos em detrimento dos do esporte.
    Considero da mais alta valia estas informações que publicaste, concordo plenamente com suas sugestões e parabenizo-o por este brilhante post.

    Abraço grande e FELIZ 2011

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.