Que cigarro e bebida são fontes inesgotáveis de impostos, nós sabemos. Mas incentivar o consumo de tais produtos, isso já é demais!
Na Rússia, o ministro das finanças pediu: fumem e bebam para ajudar o país!
A saúde do contribuinte fica para segundo plano…
Extraído de: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4654584-EI8142,00-Ministro+russo+incentiva+consumo+de+vodca+e+cigarros.html
MINISTRO RUSSO INCENTIVA CONSUMO DE CIGARROS E VODCA
O ministro das Finanças Alexei Kudrin sugeriu nesta quarta-feira que os cidadãos russos devem consumir mais vodca e cigarro – produtos taxados – para ajudar a encher os cofres públicos e assim resolver os problemas sociais no país.
“Para que todos entendam: quem bebe vodca e quem fuma ajuda o governo. Se você fuma um maço de cigarros, então você dá fundos para resolver problemas sociais. Você apoia a política demográfica, o desenvolvimento de serviços sociais e a natalidade”, explicou, de acordo com agência de notícias Interfax.
Esta declaração é, no mínimo, surpreendente, já que a vodca e outras bebidas alcoólicas fortes são a causa de meio milhão de mortes por ano na Rússia. Esta mortalidade repercute na expectativa de vida dos homens (60 anos, de acordo com a OMS), que é inferior a de países pobres como Bangladesh ou Honduras, segundo estimativas oficiais.
Para tentar lutar contra esta alta mortalidade, a cidade de Moscou introduziu, a partir desta quarta-feira, uma proibição da venda de bebidas alcoólicas fortes entre as 22h e 10h.
