– Quem será o novo árbitro FIFA do Brasil?

Em meio ao alvoroço pós-Copa do Mundo, algumas notícias sobre bastidores do futebol acabam encobrindo um debate necessário sobre quais os motivos que levaram a Seleção Brasileira a uma eliminação indesejada. O anúncio do novo treinador da Seleção Canarinho, a queda ou não de treinadores de grandes equipes (como o caso do Ricardo Gomes no São Paulo Futebol Clube) e as reuniões sobre estádios da Copa auxiliam para esse “esquecimento”.

Entretanto, um assunto dito marginal pela relevância, mas importantíssimo para quem milita na arbitragem de futebol: A ESCOLHA DO NOVO ÁRBITRO FIFA BRASILEIRO.

Carlos Eugênio Simon pendurará o apito no final do ano, devido a idade-limite. E nesta quinta-feira, a CA-CBF divulgou os 10 candidatos à certeira vaga do árbitro gaúcho. Eis os nomes:

 

1

SANDRO MEIRA RICCI

DF

19/11/74

2

ARILSON BISPO DA ANUNCIAÇÃO

BA

08/02/73

3

CÉLIO AMORIM

SC

08/02/79

4

CLÁUDIO LUCIANO MERCANTE JÚNIOR

PE

19/02/76

5

GUTEMBERG DE PAULA FONSECA

RJ

10/07/73

6

WILTON PEREIRA SAMPAIO

DF

21/12/81

7

ANDRÉ LUIZ DE FREITAS CASTRO

GO

08/06/74

8

LUIZ FLÁVIO DE OLIVEIRA

SP

13/06/77

9

NIELSON NOGUEIRA DIAS

PE

14/09/74

10

FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO

AL

09/10/77

 

Pela perspectiva, observa-se que o RS ficará somente com a atual vaga de Leandro Pedro Vuaden. O DF concorre com 2 nomes; a região NE com 4 aspirantes; e SP com 1 postulante.

 

Quem será o novo FIFA?

 

No ano passado, apesar do Campeonato Brasileiro irrepreensível, Sandro Meira Ricci-DF não levou o escudo, perdeu-o para Péricles Bassols-RJ (na minha modesta opinião, Sandro foi o destaque de 2010, atrás apenas de Herbert Roberto Lopes-PR  e Wilson Luís Seneme-SP em número de atuações e desempenho nos jogos de grande dificuldade).

 

Para 2011, mantendo o ritmo, penso que dará Sandro. Mas apesar disso, confesso torcer para que o amigo Luiz Flávio de Oliveira leve a honraria. Pelas boas atuações (estou escrevendo isso antes do clássico do próximo domingo, não me decepcione LF! rsrs), pela amizade e por conhecer o seu esforço.

 

Na primeira vez que trabalhamos juntos, Luiz Flávio foi meu bandeirinha num jogo da antiga B1B (5ª. Divisão do campeonato Paulista), no jogo Itaquaquecetuba X Osasco (faz tempo…). Uma cadeira quase voou nas costas dele na ocasião! Depois disso, trabalhamos muitas vezes juntos e até ficamos 10 dias no mesmo quarto em pré-temporada da FPF. Hoje, beira a FIFA.

 

Algo que já tive a oportunidade de lhe dizer: pesa sempre a comparação com o seu irmão Paulo César de Oliveira. Embora irmãos, apitam com estilos diferentes, mantendo a boa qualidade. Ser irmão de gente competente às vezes é um fardo.

 

Boa sorte ao amigo.

 

E você, dos 10 nomes, quem escolheria para novo árbitro FIFA?

 

Obs: meus lamentos ao também amigo José Henrique de Carvalho, que vejo não figurar mais na relação. É vida que segue..

Um comentário sobre “– Quem será o novo árbitro FIFA do Brasil?

  1. Acho que neste caso a decisão não será tão técnica, mas sim política. Veja, hoje temos NE sem representantes na FIFA, RJ querendo se fortalecer, junto com SC. Acho que tanto Sandro, quanto Luis Flávio são bons nomes. Mas a política manda mais.

    Curtir

  2. Parece que já está decidido, Sandro Meira Ricci, com justiça, no lugar do Simon e Gutemberg de Paula Fonseca, na minha opinião por força política, no lugar do Sálvio Spinola Fagundes.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.