– Devassa na Mira do Conar

A bem sucedida propaganda de Paris Hilton à Devassa, cerveja do grupo Schincariol, tem provocado polêmica pela “sensualidade”, segundo o Conar.

Informações do Portal Exame: http://portalexame.abril.com.br/blogs/primeiro-lugar/2010/02/24/devassa-na-mira-do-conar/

DEVASSA NA MIRA DO CONAR

por Marcelo Onaga

O  Conar, Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária, abriu dois processos éticos para analisar a campanha de lançamento da cerveja Devassa Bem Loura, da Schincariol. O motivo seria uma possível violação às restrições impostas pelo Conar no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária de 2008. O código estabelece que “eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem; modelos publicitários jamais serão tratados como objeto sexual.”

Um dos processos, que analisa a campanha como um todo, foi aberto depois de denúncia de consumidor que se sentiu atingido pelo que considerou desrespeito moral ao expor mulheres de maneira excessivamente sensual.

O outro foi aberto diretamente pelo Conar diz respeito à campanha na internet. Na avaliação inicial do conselho, a ação incentivava o consumo da cerveja, o que também é proibido pelo código.

Ambos processos estão em fase de análise e, por enquanto, não há nenhum pedido de liminar para retirar a campanha do ar.

A Schincariol informa que não foi notificada.

Um comentário sobre “– Devassa na Mira do Conar

  1. Para ver as fotos da campanha da cervejaria:

    http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201002242055_RED_78778158

    Comercial de cerveja com Paris Hilton tem 3 processos no Conar

    O Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) informou nesta quarta-feira que abriu três processos éticos para analisar a campanha de lançamento da cerveja Devassa Bem Loura, da Schincariol, que teve a socialite Paris Hilton como garota propaganda. Os processos foram instaurados por supostas violações às restrições impostas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

    Segundo informações do Conar, um dos processos, aberto após denúncia de um consumidor, analisa a campanha e investiga a “utilização de apelos à sexualidade e desrespeito moral às mulheres”.

    O segundo processo, que foi aberto diretamente pelo Conar no decorrer da semana, trata de uma promoção que teria ficado disponível no site da cerveja e que poderia estimular o uso excessivo de bebida alcoólica.

    Já a terceira ação foi aberta no início da tarde desta quarta-feira após denúncia da Secretaria Nacional dos Direitos da Mulher e trata de conteúdo disponível na página oficial do produto.

    A Schincariol investiu em diversas mídias para promover nova cerveja da linha Devassa. Foi montado um camarote no sambódromo do Rio de Janeiro, para a circulação de artistas durante as apresentações das escolas. Os comerciais do produto foram destacados durante os intervalos da transmissão do Carnaval pela televisão e até mesmo Paris Hilton, a garota propaganda da nova marca, veio ao País.

    A cervejaria informa que não foi notificada oficialmente sobre os processos e, portanto, prefere não se posicionar.

    » Veja fotos da campanha

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.