A esclerose é um mal irremediável aos portadores. Talvez a maior dor não seja a do próprio paciente, mas a das pessoas queridas próximas dele. Tenho pessoas que amo e que tem esse mal. É duro…
Leio agora que a jovem atriz Cláudia Rodrigues, protagonista de “A Diarista”, da Rede Globo, está afastada da TV por esse problema. Que pena… desejo boa sorte!
Extraído de: TERRA
ESCLEROSE TIRA CLÁUDIA RODRIGUES DA TV
De acordo com a coluna Telinha, do jornal Extra, o estado de saúde da humorista Claudia Rodrigues, de 38 anos, se agravou e o seriado A Diarista, previsto para retornar à grade da Globo no primeiro semestre, foi adiado.
Claudia sofre de esclerose múltipla e a atriz vinha gravando com dificuldades por conta da doença. Por isso, a produção do humorístico decidiu interromper as gravações e adiar a estreia do programa. A doença da artista foi diagnosticada em 2000 e ataca o sistema nervoso central, prejudicando a fala, visão e coordenação motora.
O que é esclerose múltipla?
É uma doença do Sistema Nervoso Central que se caracteriza por placas disseminadas da perda de mielina – que envolve os nervos- no crânio e na medula espinhal.
Ainda não se sabe ao certo como a doença acontece. No entanto, são estudadas causas do tipo anomalias imunológicas e infecção oriunda de um vírus latente, entre outras intercorrências. A herança genética também pode ser um fator que deflagre a doença, que costuma ocorrer mais em mulheres, tendo suas primeiras manifestações entre os 20 e 40 anos de idade.
A pessoa que possui esclerose múltipla costuma ter problemas visuais, na fala, de coordenação motora e de equilíbrio, entre outros sintomas, que podem gerar a incapacitação progressiva e permanente do paciente. A evolução é imprevisível e variável, podendo haver intervalos longos entre um episódio e outro.
