Historicamente, as empresas Puma e Adidas travam uma briga única: a hegemonia e simpatia pelo mercado alemão, desde a origem das duas corporações. Claro, os irmãos Dassler, fundadores da empresa que se subdividiu, sempre se degladiaram. Entretanto, após muito tempo, fazem uma interessante trégua: um evento promocional que une as 2 gigantes do material esportivo.
Extraído de: http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2009/09/18/depois-de-60-anos-chega-ao-fim-a-guerra-entre-puma-e-adidas/
DEPOIS DE 60 ANOS, CHEGA AO FIM A GUERRA ENTRE PUMA E ADIDAS
por Fábio Kadow
A maioria já conhece, mas não custa relembrar. Em 1924 os irmãos Adi e Rudi Dassler montaram a sapataria Gebrüder Dassler, que, quatro ano depois, já estava presente nos pés de diversos atletas que disputaram as Olimpiadas de 1928, em Amsterdam, na Holanda. Em 1936, nas Olimpiadas de Berlim, o norte-americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro (e desafiou Hitler) devidamente calçado com produtos Gebrüder.
Como sociedade é algo que não costuma funcionar nem entre irmãos, em 1947, por causa de brigas que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, houve a separação que deu origem a duas grandes marcas do mercado esportivo: Adidas e Puma.
Sessenta anos depois da cisão finalmente a guerra (que é muito forte até hoje no norte da Alemanha, onde um rival não usa a marca do outro) terá uma trégua justamente no dia 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz criado peola ONU. O esporte, que é conhecido por ter proporcionado fatos incríveis na união entre inimigos políticos e religiosos, agora também vai selar a paz no mundo dos negócios.
Os atuais presidentes das empresas chegaram a um acordo histórico que vai envolver diversas ações promocionais. Para começar, nada melhor do que um jogo de futebol entre os funcionários das empresas, evento que foi batizado de Peace One Day. “Nós realmente acreditamos que o esporte pode juntar as pessoas. Isso foi demonstrado inúmeras vezes no passado e estamos comprometidos com os valores positivos que o esporte tem: paixão, performance, trabalho em equipe e jogo limpo.”, declarou Herbert Hainer, presidente da Adidas, no site da empresa.
A ação será divulgada e promovida também durante a rodada desse fim de semana do Campeonato Alemão, em alguns jogos que envolvem times de um dos dois fabricantes.
