– MEC Notifica 35 Universidades Particulares

O MEC está trabalhando! Ontem, ele notificou alguns Centros Universitários (muitos conhecidos e próximos de nós) pelo número insuficiente de professores com Mestrado e Doutorado.

A seguir, a relação das instituições:

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u601080.shtml

MEC NOTIFICA 35 UNIVERSIDADES PARTICULARES

por Ângela Pinho

O Ministério da Educação notificou ontem 35 instituições privadas de ensino superior que, segundo a pasta, não cumprem os percentuais mínimos de professores com dedicação integral ou com títulos de mestre e doutor estabelecidos pela legislação. Ao todo, elas oferecem quase 10% das vagas em cursos universitários no Brasil.

Elas terão 90 dias para resolver o problema. Caso continuem irregulares, estão sujeitas a processos administrativos que poderão culminar com o descredenciamento de cursos.

A medida atinge 11 centros universitários e 24 das 87 universidades privadas do país, como a PUC-MG e duas das maiores em número de alunos, a Universidade Presidente Antônio Carlos (MG) e a Universidade Salgado de Oliveira (RJ).

Sete das 35 instituições notificadas não poderão abrir novas vagas até comprovarem a regularidade da situação, já que a situação delas foi considerada mais grave.

A lei estabelece que as instituições de ensino superior devem ter um terço do corpo docente com dedicação integral. Para professores com título de mestre e doutor, centros universitários têm que respeitar a proporção de 20%, e universidades, de um terço. A diferença é que universidades têm mais autonomia para abrir vagas.

A Folha tentou contatar, na tarde de ontem, a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), mas ninguém atendeu os telefones disponíveis no site da entidade.

IES UF
Universidade Vale do Rio Doce MG
Universidade Santa Úrsula RJ
Universidade Salgado de Oliveira RJ
Universidade Presidente Antonio Carlos MG
Universidade Potiguar RN
Universidade Positivo PR
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) SP
Universidade José Rosário Vellano MG
Universidade Iguaçu (Unig) RJ
Universidade Gama Filho RJ
Universidade Fumec MG
Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos) RS
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) SC
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) SC
Universidade de Sorocaba (Uniso) SP
Universidade de Santo Amaro SP
Universidade de Cruz Alta (Unicruz) RS
Universidade de Caxias do Sul RS
Universidade da Região de Campanha RS
Universidade da Amazônia PA
Universidade Católica de Petrópolis RJ
Universidade Católica de Pernambuco PE
Universidade Castelo Branco RJ
PUC-MG MG
Conservatório Brasileiro de Música RJ
Centro Universitário Radial SP
Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp) SP
Centro Universitário Luterano de Manaus (AM) AM
Centro Universitário do Triângulo MG
Centro Universitário do Distrito Federal DF
Centro Universitário de Santo André SP
Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas AM
Centro Universitário da Cidade RJ
Centro Universitário da Bahia BA
Centro Universitário Capital SP

– O Autoconhecimento Cristão

“Os jovens precisam se conhecer para saber em que são fortes e em que são fracos”

Muito boa uma entrevista do cirurgião neurológico, Dr José Augusto Nasser, a respeito do autoconhecimento. Compartilho os melhores trechos abaixo, extraído de:  http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=945

Dr José Augusto Nasser, que é cirurgião neurológico, ministra palestras por inúmeras universidades nacionais e estrangeiras sobre o autoconhecimento num mundo globalizado. Sobre esse assunto, o médico, que é autor do livro “Semeando dons, colhendo vocações”, fala ao cancaonova.com salientando a importância de nos conhecermos verdadeiramente a fim de descobrirmos nossos dons, limitações e vocações de forma a amadurecermos com discernimento.

cancaonova.com: Como o senhor define autoconhecimento?

Dr. Nasser: Autoconhecimento é todo caminho de aprofundamento na identidade da própria pessoa. Os pais têm muita limitação para ajudar os filhos a se conhecerem, pois estes são educados no conhecimento sobre as coisas exteriores, mas não se conhecem a si mesmos. Identificam-se apenas com aquilo que os outros dizem que eles são.

Depois de uma certa idade, as pessoas acham que alguma coisa está errada, porque não é possível que elas estejam com aquele rosto… Elas se sentem mais jovens. Todos nós vivemos a vida inteira dentro de uma certa idade e maturidade e nunca nos vemos como pessoas idosas, não temos essa autopercepção.

Nós estamos sempre “pendulando” entre um ponto e outro diante das pessoas e dos lugares onde estamos. Como é bom refletir sobre isso para amadurecer a ponto de sermos a mesma pessoa em todos os lugares. E só é a mesma pessoa em todos os lugares quem se conhece, quem sabe o que é valor, quem amadurece e sabe escolher. A partir daí, é possível ter liberdade de escolha, porque já se sabe o que é certo e o que é errado. São pessoas que têm discernimento.

Sabedoria é um dom de Deus que independe do quanto você conhece das coisas do mundo, mas depende de quanto você reconhece as coisas de Deus.

cancaonova.com: O que é fundamental para nos conhecermos?

Dr. Nasser: É necessário que façamos o que chamamos de história de vida. Escrever a sua história de vida para identificar nela tantas coisas que o levam a agir, hoje, de uma forma intempestiva e agressiva, porque ela [vida] é machucada. Mas o que a machucou? Qual o trauma na vida dessa pessoa? É aquele famoso exercício de conhecimento da sua própria história, derramamento de um amor que cura através do perdão, da reconciliação e do arrependimento. Quanta coisas são emocionais e precisam de nome? Quando eu coloco nome naquilo que eu sinto, aquilo perde o valor e o poder dentro de mim. Essa é uma viagem dentro do seu inconsciente. É preciso, então, escrever a sua história com o consciente, depois, vamos trabalhar um pouco mais o inconsciente. E só há uma Pessoa poderosa que pode ir ao seu inconsciente e curá-lo: Jesus Cristo. Quanto mais você dominar aquilo que em você é interior, mais estável você ficará e receberá a paz. A paz de Jesus é exatamente isso: quando Ele plenifica você por dentro. Aí, você se sente uma pessoa com muita capacidade.

cancaonova.com: Com a correria do dia a dia, é comum as pessoas esquecerem-se de si mesmas ou “deixarem a si mesmas para depois”. Que problemas isso traz ao longo do tempo?

Dr. Nasser: Imaturidade crônica. São os adultos infantis. Deus nos falou que deveríamos ter um coração de criança, pois “os corações puros verão a Deus”. Mas as pessoas confundem isso com infantilidade. O Senhor não falou que as pessoas que vão para o céu são as imaturas. Ele disse “sede santos como vosso Pai é santo” e caminho de santidade é o caminho onde você se deixou transformar. As pessoas passam a vida, durante muito tempo, sendo reféns de suas fraquezas. Isso é muito mais do que um aprisionamento, elas estão como reféns. Dessa forma, elas não têm para onde olhar, sentem que a vida não tem graça, pois Deus não pode agir, porque não O deixaram. É mais fácil ouvirmos os conselhos do mundo.

– Sensacionalismo Barato

Ontem, falamos sobre declarações irresponsáveis no futebol (http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2009/07/27/o-inimigo-do-futebol/); pois bem, agora o Vasco da Gama, segundo matéria publicada no RJ, quer punição ao árbitro de jogo que não era dele!

Incrível como as coisas são…

Extraído de: http://odia.terra.com.br/portal/ataque/vasco/html/2009/7/vasco_pede_punicao_contra_arbitro_26063.html

Vasco pede punição contra árbitro

Rio – A suspeita de que o árbitro Leonardo Gaciba teria dito durante Corinthians x Palmeiras de que iria ‘compensar’ o Verdão pelos erros que cometeu nas semifinais da Copa do Brasil a favor do Timão, prejudicando o Vasco, soou mal em São Januário.

Ontem, o diretor executivo Rodrigo Caetano disse não crer em má intenção, mas pediu por punição ao juiz. “Quando os jogadores erram eles são punidos”.

Já Dorival Júnior prefere não julgar, mas alerta: “Quando muitos falam a mesma coisa é porque algo aconteceu”.