– Os Campeões Nacionais de Outrora

Alguns clubes de futebol estão pleiteando que a CBF reconheça aos torneios de âmbito nacional disputados antes da oficialização do Campeonato Brasileiro. Torneios como o “Robertão”, a “Taça de Prata” e outros poderiam ser homologados com a equivalência de campeonato nacional. Isso quer dizer que esses campeonatos, que particularmente penso que foram os “Brasileirões” da época, podem mudar o cenário dos maiores campeões nacionais!

Extraído de: http://esporte.ig.com.br/noticia/2009/03/23/clubes+se+unem+e+fazem+dossie+por+unificacao+dos+titulos+brasileiros+4993059.html

Clubes juntam forças em dossiê por unificação dos títulos brasileiros

Times apresentarão documentos para que a CBF reconheça campeonatos nacionais como títulos brasileiros

Gazeta Esportiva

SÃO PAULO – Palmeiras, Santos, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia resolveram juntar forças e irão entregar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um extenso dossiê. A intenção dos clubes é convencer a entidade a reconhecer como títulos brasileiros os campeonatos nacionais conquistados antes de 1971, data em que a competição foi oficialmente ‘batizada’ de Campeonato Brasileiro.

Através de um comunicado oficial, o Palmeiras, que ao lado do Santos passará a ser o detentor do maior número de títulos brasileiros caso a CBF aceite a sugestão – com oito conquistas -, convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta terça-feira, no salão nobre do clube, quando o dossiê será apresentado à imprensa.

Segundo José Carlos Perez, superintendente do escritório do Santos na capital paulista, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está propenso a referendar o pedido dos clubes caso o dossiê contenha fatos que o convençam de que os torneios disputados entre 1959 e 1970 têm o caráter de Campeonatos Brasileiros.

“Essa é uma pesquisa que conta com a colaboração de outras equipes, mas é toda de responsabilidade do Santos e paga pelo presidente Marcelo Teixeira. O próprio Ricardo Teixeira já disse que se for apresentado um relatório convincente os títulos serão reconhecidos”, afirmou Peres, recentemente, à Agência Estado.

Além de Santos e Palmeiras, que passariam a ter oito títulos brasileiros cada (atualmente tem dois e quatro, respectivamente), Bahia, Fluminense, Botafogo e Cruzeiro, campeões de apenas uma edição desde 1971, acrescentariam o rótulo de ‘bi’ aos seus currículos se o dossiê for aprovado pela CBF.

Ops: depois de tudo isso: uma questão crucial (talvez faça com que nossa vida mude – rsrs): e a Taça das Bolinhas, distribuída para o primeiro Penta, para quem ficará?)

Um comentário sobre “– Os Campeões Nacionais de Outrora

  1. Coitado dos corintinaos.. vão querer titulo da gambazada de futebol interno do clube. nunca ganharsam nada.
    verdão rumo a dubai

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.