A seguir, comentários dos trabalhos realizados nesta última semana pelos alunos da UniSant’Anna-Salto:
2o. Semestre: Trabalhamos com o tema “Responsabilidade Social das Empresas”. Entre os debates realizados, questionou-se: “até onde uma ação de Responsabilidade Social influencia na sua decisão de compra?“
As respostas foram, na sua maioria, favoráveis à compra de produtos de empresas socialmente responsáveis. Alguns poucos não se disseram influenciáveis, e alegaram que tal ação não beneficia amplamente o propósito de ajuda às organizações ou causas necessárias.
Todos têm razão. A Responsabilidade Social propriamente dita beneficia as empresas com a boa imagem e aumento de vendas, e ajuda em alguma ação na sociedade. Mas isso só vale para empresas realmente sérias.
Obs: o texto dos alunos melhorou sensivelmente.
7o.Semestre: Trabalhamos com a sucessão empresarial da MSP, grupo capitaneado por Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Nele, questionou-se: “durante a sucessão empresarial, até onde o gênio inventivo/criativo é necessário para uma empresa, se o sucessor for um bom administrador?“
Boas respostas. A maioria citou, até mesmo pelo negócio da MSP, que é indissociável o gênio criativo do bom administrador. E que necessariamente a criatividade (que é o maior patrimônio do grupo) se fará presente.
8o.Semestre: Trabalhamos com questões referentes ao “legado” deixado por organizações, ou seja, que história marca uma empresa e serve de exemplo posterior. Trouxemos a questão para o plano pessoal, e anonimamente as respostas foram ótimas.
Uma palavra presente foi: honestidade! E esta é a grande expressão desses formandos: a demosntração da ética e de bom princípio moral para o exercício da Administração.
