1- Kléber Gladiador, quando jogava no Palmeiras, era dito perseguido pela arbitragem brasileira. Estreiou pelo Cruzeiro na Libertadores da América, jogou 15 minutos, marcou 2 gols, recebeu cartão amarelo e posteriormente expulso com o vermelho. Estaria o Carlos Amarilla, árbitro paraguaio da disputa, perseguindo-o também? Ora, é claro que o problema nunca foi perseguição dos árbitros, mas sim a impulsividade a ser controlada pelo atleta.
2- O primeiro e segundo turno do Campeonato Gaúcho levam nomes de dirigentes: Copa Fernando Carvalho e Copa Fábio Koff, respectivamente ex-presidentes de Internacional e Grêmio. Imaginaram aqui se o regulamento se tornar parecido? O Santos comemorando a Copa Alberto Dualib e o São Paulo comemorando a conquista da Copa Mustafá? (É claro que os gaúchos ficarão bravos em comparar seus dirigentes, mas é nítida a brincadeira sadia e respeitosa).
3- Na UEFA, há a proposta para que os árbitros parem os jogos ao perceberem qualquer manifestação de violência entre as torcidas. Se fôsse no Brasil, imaginem quanto tempo durariam os jogos?
4- A propósito de violência, questionava com um amigo o problema cultural do comportamento no estádio: na arquibancada, tudo pode, é uma terra sem lei! Se estou apitando e um torcedor me ofende com os dizeres de safado, f.d.p, vai se f., não acontece nada. Se eu for no ambiente de trabalho desse torcedor e ofendê-lo com os mesmos dizeres, cadeia para mim!
5- Marco Aurélio Cunha, para promover São Paulo X Palmeiras, sugeriu que os goleiros das equipes visitassem o CT do adversário para promover a paz deste clássico. Rogério Ceni no Verdão e Marcos no Tricolor. O que penso? Sensacional, mas infelizmente penso que os vaidosos dirigentes não permitirão.
6- Por fim: todas as emissoras mostraram a chegada da Gaviões e da Independente no último domingo, antes do “Majestoso”. Ambas proferiam gritos de guerra e incentivo a violência, demosntrando nenhum espírito desportivo. Incentivo à violência não é crime neste país? Ninguém poderia ser indiciado por tal prática?
