Nossa filhinha sapeca nem nasceu e quer pular Carnaval! Hoje, faltando 2 semanas para nascer, ela me disse: “Papai, compra uma fantasia de Princesa pra pular Carnaval?” Aiaiai… essa menininha vai dar trabalho para mim… Só pude responder: “Ei, você vai nascer só na outra semana, minha princesinha! Se quiser ovo de Páscoa, o papai compra.”
Veja como ela está na barriga da mamãe:
Segundo o site do Colégio São Francisco,
na página Gravidez Semana a Semana, está acontecendo o seguinte:
O Bebê
O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora. Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê). A circunferência da cabeça e a do abdome têm agora o mesmo tamanho.
Está pronto para nascer. Tem aproximadamente 50cm de altura e pesa em torno de 3100g. A maioria dos nenês nascem neste período, por isso, prepare-se para o grande momento. Para sua curiosidade, apenas 5% chegam ao final da 40ª semana.
Ele pode nascer com muito ou pouco cabelo, mas na realidade, até os 2 anos de idade isso muda muito.
Futura Mamãe
As falsas contrações de parto são muito irregulares mas podem ser muito dolorosas. Essas dores podem ser sentidas em várias partes do seu corpo (costas, baixo ventre e bacia).
As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo por todo o útero, região lombar e pelve. O verdadeiro trabalho de parto torna-se mais forte e doloroso à medida que progride e não é aliviado por mudanças de posição.
Continue mantendo sua alimentação equilibrada ingerindo muito líqüido, frutas, verduras e legumes. O ritual de repouso que você tinha nas semanas anteriores também deve continuar. Os exercícios para os mamilos também devem permanecer, pois a amamentação é fundamental para o nenê. O leite materno evita alergias, transmite anticorpos (também recebido através da placenta) contra diversas doenças e ajuda na formação dos dentes e musculatura.
Futuro Papai
Você olhou de relance para a mamãe e notou seu perfil, aquela grande barriga…e se sentiu momentaneamente culpado. Ela está cansada, excêntrica, com tonturas, não pode dormir porque tem de ir ao banheiro a cada 30 minutos, com azia crônica e indigestão e seu mau humor é um reflexo dos desconfortos tardios da gravidez. Você se sente responsável por tudo? Vamos refletir um pouco. A mãe não pode conceber sem o pai ou vice-versa. A gravidez é uma atuação de equipe. É claro que você não passou por todos aqueles desconfortos físicos mas você fez a sua parte se preocupando em manter o bem estar dela. Esteja lá com ela. É tudo o que ela quer. Mostre que seu amor não diminuiu por causa dessas alterações. Você pode ajudar a mamãe a aliviar essa carga final, simplesmente estando a seu lado. Não se sinta culpado; ao contrário sinta-se um comparsa dessa trama.
