Hoje é data-Fifa para a realização de amistosos internacionais. Então, responda rápido: qual é, hoje, a Capital do Futebol?
Londres.
E a explicação é a seguinte: como as seleções têm suas principais estrelas atuando na Europa, é mais viável realizar as partidas em solo europeu, por questões de logística, tempo e custo.
Mas por que na Inglaterra?
Desde que surgiu o Euro, a Libra tornou-se a moeda com maior valorização do continente, superando o próprio dólar americano. Então, os lucros em solo bretão são maiores. Prova disso é que há cinco amistosos internacionais na mesma data em Londres: no Old Trafford, Inglaterra X Espanha; no Emirates Arena: Brasil X Portugal; também jogam Coréia do Sul X Grécia, Gana X Nigéria, e o jogo da Austrália, que confesso não saber o adversário.
Agora, faça um simples exercício comparativo: Londres receberá 5 amistosos internacionais em uma mesma noite. E São Paulo, mais populosa e, teoricamente, mais fanática por futebol, teria condições de receber 5 jogos simultaneamente? (Ops: há 5 estádios deste porte?)
Apenas fazendo uma última consideração: De fato, a Inglaterra é o país do futebol, principalmente no momento de Sport-business. Talvez poderíamos afirmar que, se eles inventaram o esporte, aprimoraram, e aprenderam a ganhar dinheiro, ao menos somos nós, brasileiros, que melhor soubemos levar alegria ao esporte-bretão, e talvez sejamos o povo quem mais dá importância ao futebol na sociedade.
