– A representatividade dos símbolos das Igrejas que acreditam em Jesus Cristo.

Muito interessante: as Igrejas Cristãs, em sua maioria, têm como símbolo a Cruz de Jesus Cristo. Porém, há vários simbolismos como os peixes, as línguas de fogo ou a Bíblia.

Conheça outros identificadores das igrejas, extraído de: https://super.abril.com.br/sociedade/qual-a-origem-dos-simbolos-das-principais-igrejas-cristas/

QUAL A ORIGEM DOS SÍMBOLOS DAS PRINCIPAIS IGREJAS CRISTÃS?

Além de criar uma marca, a identidade visual de uma instituição é uma maneira de representar sua filosofia e sua missão.

Igreja Metodista

Igreja metodista

Yasmim Ayumi/Superinteressante

O símbolo foi criado em 1968, após a fusão de duas instituições: a Igreja Metodista e a Igreja Evangélica dos Irmãos Unidos. A chama dupla simboliza a união das duas entidades, e a cruz vazia representa o Cristo renascido. O fogo também faz referência à experiência religiosa de John Wesley, pai do metodismo, que sentiu seu coração aquecido ao ouvir a narração do prefácio de Martinho Lutero à Epístola dos Romanos.

Igrejas luteranas

Igreja luterana

Yasmim Ayumi/Superinteressante

O selo (ou brasão) foi desenvolvido pelo próprio Martinho Lutero no século 15 e, desde então, foi mantido com algumas alterações. No círculo azul de borda dourada, o ouro representa as dádivas da cruz e da ressurreição de Cristo. O azul simboliza tanto a presença de Deus quanto a eternidade. A rosa branca é o reino divino e a paz de Cristo. Já o coração lembra que Jesus agiu nas pessoas por meio da crucificação. E, finalizando, a cruz preta remete à noção de sacrifício.

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Yasmim Ayumi/Superinteressante

A Bíblia aberta quer dizer que a palavra de Deus deve ser lida e seguida pelos fiéis. As três linhas douradas aparecem duas vezes e representam os três anjos do Apocalipse. Elas também formam o desenho de uma chama, que seria o Espírito Santo. As listras brancas na chama sugerem um movimento ascendente, que denota a ressurreição e a ascensão do Filho de Deus. Ao centro, uma cruz simboliza o sacrifício de Jesus, tema central do adventismo.

Comunhão Anglicana

Yasmim Ayumi/Superinteressante

A cruz de São Jorge (aquela da bandeira da Inglaterra) remete ao berço do anglicanismo. Ela é circundada pela frase “A verdade vos libertará”, em grego, de João 8:32. A rosa dos ventos simboliza o alcance mundial da Igreja. Coroando-a, uma mitra, que reforça a importância dos bispos e da ordem apostólica.

Confederação Batista Nacional

Confederação batista nacional

Yasmim Ayumi/Superinteressante

O globo que dá formato ao símbolo da CBN representa a Terra. Os demais detalhes, incluindo as laterais que simulam parênteses, remetem à união  – princípio que norteia a filosofia da entidade. A chama que envolve o globo simboliza o Espírito Santo.

Igreja Presbiteriana

Igreja presbiteriana

Yasmim Ayumi/Superinteressante

A instituição adota a sarça ardente (arbusto em chamas) desde 1999. Na Bíblia, ela representa a presença de Deus – foi numa sarça ardente que Ele apareceu para Moisés. O antigo símbolo apresentava chamas brancas e uma pomba ao meio, que simbolizavam o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja no dia de Pentecostes. A partir de 2014, a pomba deixou de ser exibida.

Igreja do Evangelho Quadrangular

Igreja do Evangelho Quadrangular

Yasmim Ayumi/Superinteressante

O emblema adotado pelas igrejas quadrangulares traz quatro elementos: a cruz, o pombo, o cálice e a coroa – sempre nessa ordem e com um fundo vermelho, amarelo, azul e roxo (respectivamente). Os ícones representam as ações de Jesus na Terra: ele é o Salvador, o Batizador, o Curador e o Rei que um dia retornará.

Na Igreja Católica

Entidades também têm ícones cheios de simbologia.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

CNBB/Divulgação/Reprodução

A pomba sobre um cajado de pastor equivale à ação do Espírito Santo sobre os bispos.

Renovação Carismática Católica

Renovação Carismática Católica/Reprodução

Usa três elementos do cristianismo: a cruz, o pombo e a chama. O verde e o amarelo da chama remetem ao Brasil.

Pastoral da Criança

Pastoral da Criança/Reprodução

As três pessoas representam uma família, enquanto a cruz simboliza o cristianismo. O ramo de oliveira representa a paz, e a cor verde denota esperança e equilíbrio.

— Acréscimo —

O PEIXE

Segundo o site católico Aleteia, o peixe era um dos códigos para que os primeiros cristãos pudessem se identificar quando eram perseguidos (vide: https://pt.aleteia.org/2017/03/27/simbolo-secreto-cristao-por-que-o-peixe/). Relata-se que”

Ichthys” ou “Ichthus”, palavra que, em grego antigo (ἰχθύς), significava “peixe“. A pronúncia correta dessa palavra grega não é fácil para quem fala português, já que as letras χ (ch) e θ (th) não têm correspondência em nosso idioma; no entanto, para facilitar, é aceita a pronúncia simplificada “íctis”.

A hipótese mais levantada é a de que o cristão, quando supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando assim a figura de um peixe, seria muito maior a probabilidade de que se tratasse mesmo de um seguidor de Jesus que conhecia o “código secreto” cristão.

E por que a imagem de um peixe?

Porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em grego antigo: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ).

O peixe veio a se tornar, desta forma, um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com a imagem do Bom Pastor e, posteriormente, com o Crucifixo.

O Ichthys também era usado para indicar as catacumbas cristãs durante as perseguições contra a comunidade, de modo que apenas os próprios cristãos soubessem quais eram os túmulos dos seus companheiros de fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.