– A grande diferença de respeito às pessoas do Restaurante Madero e das Lojas Cem!

Está repercutindo em todo o Brasil a fala arrogante, egoísta e equivocada do Chef Junior Durski, proprietário da rede gastronômica Madero, a respeito da pandemia e o resguardo necessário para precaver-se. Disse em seu Instagram:

“Oi, pessoal, estou passando aqui para dizer que sou totalmente contrário a esse lockdown (bloqueio, em inglês) que estamos tendo no Brasil. O Brasil não pode parar dessa maneira, o Brasil não aguenta. Tem que ter trabalho, as pessoas têm que produzir, têm que trabalhar. O Brasil não tem essa condição de ficar parado assim. As consequências econômicas que teremos no futuro serão muito maiores do que as pessoas que vão morrer agora com o coronavírus. Sei que temos de chorar e vamos chorar por cada uma das pessoas que vão morrer com o coronavírus. Vamos cuidar, vamos isolar os idosos, as pessoas que tenham algum problema de saúde, como diabetes, vamos! É nossa obrigação fazer isso. Mas não podemos, por conta de cinco ou sete mil pessoas que vão morrer… Sei que isso é grave, sei que é um problema, mas muito mais grave é o que já acontece no Brasil. Em 2018, morreram mais de 57 mil pessoas assassinadas no Brasil. Mais de 6 mil pessoas por desnutrição… isso anotado na certidão de óbito. Quantas morreram que não foi anotado que eram desnutrição e inanição?”.

O empresário, como se percebe, relativizou demais a crise e seus efeitos humanos. Entretanto, a frase marcante de que “não podemos parar por conta de cinco ou sete mil que vão morrer” é péssima, dentro ou fora de qualquer contexto. Parece cego ao real perigo e alheio que somente na Itália, país bem menor do que o nosso, morreram 800 anteontem (num único dia), e que com a má vontade latente de recolhimento aqui no Brasil, os mortos serão em número muito maior (e, se seguirem a lógica de continuidade de rotina com certos cuidados proposta por Durski, morrerão ainda mais)!

Do outro lado, a favor da prudência e do respeito humano, vejo a atitude correta, ética, simpática e responsável das Lojas Cem, um grande varejista sediado em Salto-SP, de propriedade da tradicional família Dalla Vecchia, que fechou todas as suas 278 lojas, não trabalhando nem com e-commerce e, por receber seus boletos na própria loja com os tradicionais carnês, anunciando que o cliente só vai pagar quando tudo voltar ao normal! Veja o comunicado:

Fica então a percepção: quem é o empreendedor mais responsável e que, quando tudo estiver normalizado, merece o respeito do consumidor?

Aqui, notoriamente, são os dois extremos do capitalismo!

Atualização, 18h41: Junior Durski pediu desculpas pelo video, mas criticou novamente o isolamento, em: https://istoe.com.br/dono-do-madero-se-desculpa-e-volta-a-criticar-isolamento-e-bom-para-os-ricos/

14 comentários sobre “– A grande diferença de respeito às pessoas do Restaurante Madero e das Lojas Cem!

  1. O exemplo que vemos nessa nota de esclarecimento ao público das Lojas CEM é uma pontinha do imenso Iceberg de ética, moral e AMOR dessa empresa e da família DALLA VECCHIA que a conduz. Debaixo dessa nota de esclarecimento está um respeito aos seus mais de 10 mil funcionários, em sua grande maioria, que sonhou em um dia poder estar trabalhando lá. Está uma quantidade sem fim, de outros funcionários que lá dedicaram sua vida profissional inteira e se aposentaram com essa medalha de “Lojas CEM”, estampada em seus peitos, tanto por fora, quanto por dentro em seus corações. Nessa atitude das Lojas CEM, está implícita a doçura de uma única família fundadora e administradora desse admirável empreendimento, adoçando seus clientes com a “GRATIDÃO” por eles terem escolhido suas lojas para adquirirem seus bens de consumo tão sonhados. Esse respeito das Lojas CEM, mostra também o carinho com que esses empreendedores investem no Brasil e na sua população. É uma imensa e voluntária manifestação de solidariedade, com o povo, com nossos tão sofridos velhinhos e com nosso tão sofrido país. Parabéns família DALLA VECCHIA, vocês são SEMPRE portadores de nobres sentimentos e sujeitos ativos de exemplo a ser seguido. Sucesso para vocês sempre. Deus os abençoe.

    Curtir

  2. Tenho maior orgulho de fazer parte do elenco: Lojas Cem. Essa merece meu respeito. Ainda bem que tem Lojas Cem.

    Curtir

  3. Eu também tenho muito orgulho de fazer parte desse elenco.Logo voltaremos com força total!!!Ainda bem que tem Lojas Cem!!

    Curtir

  4. Penso o seguinte” extermínio toda sua família aí venho a público e peço desculpa” Bem o estrago já tá feito o que ele disse é o que ele pensa, simples assim!

    Curtir

  5. Orgulho da melhor empresa de varejo do Brasil, a qual faço parte! Gente que gosta de gente, respeito e carinho com os colaboradores e com os clientes… Em breve voltaremos com tudo! Deus abençoe a todos.

    Curtir

  6. Orgulho em fazer parte desse time é saber que essa empresa anda de mãos dadas com o nosso país, Brasilll! Em breve voltaremos com tudooooo

    Curtir

  7. Empresa honesta e justa com seus membros do elenco e seus convidados.
    Tenho orgulho de fazer parte desse elenco .
    Parabéns as lojas cem
    F-67 Itararé

    Curtir

  8. Quero parabenizar as( Lojas Cem ) por este gesto de respeito com o próximo, no qual tenho grande prazer de fazer parte desse grande Elenco.

    Juntos somos mais fortes 🙌

    Curtir

  9. Trabalho nas lojas cem e fico feliz em saber que a loja cem se preocupa com as pessoas 👏👏
    Loja :104 😁

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.