– O Coronavírus e o Futebol: e aqui no Brasil?

A Internazionale de Milão anunciou um WO da sua equipe Sub 17 numa competição da UEFA, devido ao Novo Coronavírus, além de anunciar a suspensão temporária de suas categorias de base até que a coisa se normalize.

As Eliminatórias para a Copa do Mundo na Zona Asiática foram suspensas pelo mesmo motivo. O GP de Fórmula 1 de Bahrein será com protões fechados. O torneio de tênis da ATP Indian Wells foi cancelado. E por aí o susto vai promovendo cada vez mais cancelamentos.

Alguns jogos de futebol estão sendo realizados com portões fechados, para evitar aglomerações e transmissão do Covid-19. Também se recomenda em boa parte da Europa que os atletas não se cumprimentem, a fim de evitar o contágio. Aqui, uma grande ressalva: futebol é um esporte de contato físico! Não se cumprimentar é um risco evitado, mas impossível não tocar no adversário durante o jogo (imaginaram sem marcação cerrada, dividida, agarra-agarra?).

A questão da aglomeração e de grandes multidões reunidas é um problema para disseminação e contágio em massa. Nas áreas com “Zona Vermelha” na Itália, as autoridades pediram até mesmo cancelamento de celebrações religiosas (missas e cultos) por conta da precaução.

Tudo isso seria (ou será) necessário no Brasil também? Devemos começar a pensar em jogos com portões fechados? Ou devemos ir além e parar os campeonatos, já que devemos pensar no contato dos atletas?

Será que não é uma forte gripe, que contagia como outra qualquer mas assusta como nenhuma outra, já que é nova e sua origem um tanto quanto diferente?

Prevenir é sempre importante e indispensável. Mas superdimensionar algo não é certo, tampouco menosprezar. Assim: o que fazer?

A verdade é: assim que passar o pavor da novidade e as pessoas perceberem que o tratamento é o de uma gripe (os isolamentos são óbvios: evitar pânico por um contágio em massa; mas os surtos sazonais de gripes não são assim também?), tudo deve se acalmar. Os números cada vez maiores de infectados leva naturalmente ao medo, mas os de curados são altíssimos. E, cá entre nós: a preocupação mais urgente no Brasil deve ser o combate ao Sarampo e à Dengue, que na surdina andam fazendo estragos.

Resultado de imagem para futebol coronavirus

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.