– Os maiores públicos de futebol estão longe do Brasil

Algumas coisas se tornam mitos, mesmo não sendo verdades. Uma delas: que o Brasil é o país do futebol!

Segundo a Pluri Consultoria, em recente relatório divulgado, a média de público nos 10 anos que compreenderam 2008-2017 (números ainda não fechados em 2018, por isso não estão nessa conta), o Corinthians está na liderança no Brasil (com 27.314 torcedores), mas apenas em 12o nas Américas e 72o no mundo. O Flamengo é 2o no Brasil, o 20o na Américas e 110o no mundo. Na sequência de posições, o São Paulo em 3o, 23o e 119o respectivamente; o Grêmio em 4o e o Cruzeiro em 5o. Já o Palmeiras é o 6o, com 19.075 torcedores (leve em conta que aqui conta o período do antigo Palestra Itália e dos jogos fora de sua praça devido à reforma do estádio; idem ao Corinthians que usou o Pacaembu).

Cá entre nós, para ser “país do futebol” precisa ir mais gente nos estádios, não? E, logicamente, melhorar a qualidade do jogo em si.

RESUMO: Clubes TOP 50 de público no Brasil em 10 anos (considere as observações da postagem). Os dados são da Pluri Consultoria, não tenho dos times estrangeiros para efeito de comparação, nem dos números exclusivamente com os “novos estádios pós-copa”. Mas é uma lista muito interessante, em: https://wp.me/p4RTuC-mTf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.