– Trabalhar Contrariado ou ser um Desempregado Feliz?

Àqueles que estão com dificuldades na relação profissional, um importante estudo conclui: vale mais ser desempregado do que estar em emprego ruim.

Respeitando a pesquisa científica, mas… E quem paga as contas depois?

Abaixo, extraído de Superinteressante, Ed 258, pg 22, por Fernando Badô e Bruno Garattoni

FICAR DESEMPREGADO É MELHOR DO QUE SOFRER NO TRABALHO

Sabe aquele seu vizinho que não trabalha, mas vive sorrindo? A explicação pode estar em um estudo realizado por cientistas australianos, que acompanharam 7155 homens e mulheres entre 20 e 55 anos de idade e concluíram: ficar desempregado, seja por vontade própria, seja por demissão, pode aumentar o nível de felicidade das pessoas.

Ao longo de sete anos, os pesquisadores aplicaram questionários para medir o grau de felicidade dos voluntários, cujos empregos também foram analisados em quatro aspectos: nível de desafio, grau de autonomia, salário e perspectivas de carreira. O objetivo era determinar quais empregos eram bons ou ruins.

As pessoas que estavam trabalhando, em bons empregos, eram sempre as mais felizes – marcando em média 75,1 pontos na escala criada pelos cientistas. Em seguida vinham os desempregados e os trabalhadores com empregos ruins, ambos com 68,5 pontos. Empate. Então desemprego é a mesma coisa que emprego ruim, certo?

Errado: o desemprego é melhor. Ao longo do estudo, quem trocou o desemprego por um emprego ruim viu sua felicidade cair ainda mais, perdendo seis pontos a cada ano. Já quem continuou sem fazer nada perdeu apenas um ponto.

Ou seja: ficar sem emprego é ruim, mas sofrer no trabalho é ainda pior. “O emprego ruim faz a pessoa perder saúde mental”, diz Peter Butterworth, psiquiatra da Universidade Nacional da Austrália e coordenador da pesquisa.

Resultado de imagem para desempregado e empregado

Anúncios

3 comentários sobre “– Trabalhar Contrariado ou ser um Desempregado Feliz?

  1. Professor puxa realmente e verdade…me sinto insastifeita e infeliz neste emprego. Sempre estou descontente pois só trabalho em empresas ruins. Gostaria de saber mais sobre insastifação no emprego e o que temos que fazer para reverter essa situação.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Estou passando por isso e só estou esperando o contrato de experiência acabar e não vou mais permanecer na empresa, depois que comecei trabalhar nessa empresa eu perdi minha vida social e familiar pois trabalho de 22 hrs as 6 da manhã de domingo a domingo com uma folga na semana, não tenho disposição pra nada.Comecei até ficar com depressão, agora estou com fé em Deus e determinado a sair ao fim do contrato, preciso trabalhar mas preciso ser feliz também

    Curtir

  3. Já passei por emprego ruim só para pagar as contas, não fui feliz. Meu rendimento profissional foi só caindo e nunca estava satisfeito. A demissão foi como se tirasse um fardo das costas. Um emprego ruim te impede de viver bem, de reinvestir na carreira, de fazer o que realmente gosta. Hoje acredito que existem três coisas que te fazem um profissional feliz, das quais é necessário que duas delas estejam juntas para que seu trabalho seja algo “bom”: 1) dinheiro; 2)crescimento como profissional; 3) Crescimento põe achar mais importante a cada uma das três; mas se tiver apenas uma irá preferir estar desempregado. As contas? Bicos podem resolver, ou quem sabe… iniciar algo novo? Ser dono do próprio nariz (o seguro desemprego e o FGTS podem alavancar alguma coisa…). Meu outro emprego, o dos sonhos nem demorou tanto (apesar da crise); o antigo me impedia de alcançá-lo. Hoje ganho menos que no antigo emprego, mas sou mais feliz. Tenho mais tempo e folgas para iniciar um segundo negócio, um plano B de complemento de renda (que me agrada ainda mais que esse emprego;não vejo a hora de se tornar plano A), para brincar com minha filha, ler livros e fazer poesias…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.