– O Diamante “Vice de Cullinan”

Uau! Foi encontrado em Botswana o maior diamante do Século XXI, o 2o maior da história (só perde para o Cullinan, de posse da Coroa Britânica). Ele é do tamanho de uma bola de tênis e tem 1,1 mil quilates.

Quanto não deve valer, hein?

Abaixo, extraído de: http://www.istoe.com.br/reportagens/441648_O+MAIOR+DIAMANTE+DO+SECULO

O MAIOR DIAMANTE DO SÉCULO

Encontrar um diamante de alta qualidade não é um feito comum. Encontrar um diamante de alta qualidade com tamanho excepcional é algo mais raro ainda. Na semana passada, uma pequena mineradora canadense anunciou ter descoberto nada menos do que o maior diamante do século. Trata-se de uma gema incolor com 1,1 mil quilates e seis centímetros de diâmetro, tamanho próximo ao de uma bola de tênis. A exuberante raridade foi extraída de uma mina de Botswana, na região central da África e já é considerada o segundo maior descoberto na História. ?É impossível negar a importância de termos encontrado um diamante de alta qualidade e com mais de 1 mil quilates. É o maior diamante do século? disse William Lamb, CEO da mineradora Lucara Diamond, responsável pelo achado.

O novo diamante só perde em tamanho para o diamante Cullinan, descoberto em 1905 numa mina da África do Sul. Em estado bruto, o Cullinan pesava mais de 3,1 mil quilates, o equivalente a 621 gramas. Logo após a sua descoberta, o maior diamante do mundo foi doado para o rei Eduardo VII (1841-1910) da Inglaterra, bisavô de Elizabeth II. O monarca ordenou que a gema fosse dividida em nove pedaços principais e outras 96 pedras menores e as maiores partes do Cullinan permaneceram entre as jóias da coroa britânica. O maior pedaço, batizado de Cullinan I, hoje adorna o cetro real da rainha Elizabeth. Apenas essa gema pesa 530 quilates. Já o Cullinan II, um diamante em formato retangular com 317 quilates, foi parar na coroa britânica ? é a maior e mais bonita pedra preciosa das mais de duas mil que adornam o adereço.

Assim como aconteceu com o Cullinan, o segundo maior diamante da História possivelmente também será cortado e lapidado em pedras menores. A gema ainda passará por uma avaliação oficial para atestar seu valor, mas essa soma deve atingir cifras estratosféricas. No início de novembro, a casa de leilões suíça Sotheby?s comercializou a jóia mais cara já vendida na História, um diamante azul arrematado por US$ 48,6 milhões (R$ 182 milhões). A comparação da gema azul com o diamante recém-descoberto, porém, é quase uma disputa entre Davi e o gigante Golias: a pedra leiloada há três semanas tem apenas doze quilates.

Foto: LUCIEN COMEN/AFP

bomba.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.