– As 10 Universidades mais Concorridas do Brasil

Compartilho uma interessante reportagem, extraída do IG Educação (Clique aqui para original e referência), a respeito das instituições de ensino superior mais concorridas do Brasil. Para nós que vivemos o ambiente acadêmico, vale a pena dividir a informação:

QUAIS AS FACULDADES MAIS DIFÍCEIS DE ENTRAR?

O vestibular para o acadêmico de 2009 já acabou, mas aqueles alunos que querem garantir uma vaga numa boa universidade em 2010 devem começar a estudar desde já.

Os processos seletivos podem variar: algumas universidades avaliam os candidatos através de redações e provas, entrevistas ou contabilizam pontos de desempenho durante todo o colegial. A seguir você conhece as 10 universidades mais difíceis e concorridas do País.

1- ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica
A Instituição já chegou a ser considerada umas das mais difíceis de entrar no mundo. No Brasil, devido ao seu processo longo e cansativo de testes, a fama ainda continua.

No total, o ITA aplica quatro provas: três de química, matemática e física, em dias diferentes, e mais uma que abrange inglês e português, num único dia. Consegue se classificar o aluno que atingir nota maior ou igual a 4 em cada uma das matérias, totalizando uma média geral de, pelo menos, 5 pontos.

As inscrições para a prova começam em agosto e elas são aplicadas em dezembro. São cerca de 8 mil candidatos inscritos para apenas 150 vagas.

2- USP – Universidade de São Paulo
Até o ano passado, o vestibular da USP se resumia apenas em 2 etapas: uma prova de múltipla escolha e outra dissertativa. Na primeira prova, o candidato tinha que alcançar uma nota de corte (cada curso tem a sua). Na segunda, acertar uma quantidade mínima de questões.

A USP instalou também o Programa de Avaliação Seriada (PASUSP), para estudantes de escolas públicas, já adotado em outras universidades brasileiras como a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Uberlândia. Nesse sistema, o estudante da rede estadual realiza provas ao final de cada ano do ensino médio. No final do segundo grau, ele obtém uma média de desempenho que pode lhe dar até 12% de bônus sob a nota da 1ª e 2ª fase do vestibular.

A USP está, atualmente, na 87ª posição no ranking mundial de melhores universidades. Na América Latina, ela é a 2ª mais bem conceituada.

3- UnB – Universidade de Brasília
O vestibular da universidade acontece em apenas uma fase e é dividido em dois dias consecutivos de provas, um sábado e um domingo.

Na primeira avaliação, o aluno faz uma redação, responde questões de língua estrangeira (que pode ser de inglês, francês ou espanhol) e também questões de ciências sociais (história, geografia e português). Na segunda prova, ele passa pelas questões de matemática, física, química e biologia.

As questões são divididas entre valores A e B. O aluno que erra uma pergunta A, perde ponto, enquanto o que erra uma questão B, não perde. O candidato tem que atingir uma nota de corte mínima, que varia de curso para curso, para que sua redação seja lida.

A UnB realiza provas de admissão duas vezes ao ano e tem cerca de 20 mil inscritos por vestibular.

4- FGV – Fundação Getúlio Vargas
Os vestibulares da FGV, uma das mais difíceis de entrar do Brasil, variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato, mas quase sempre são divididos em duas fases diferentes.

No curso de administração, por exemplo, a prova é feita em apenas uma fase e é dividida em dois horários diferentes no mesmo dia: um para questões discursivas de matemática aplicada e outro para questões objetivas de matemática, história, geografia e português.

As escolas de Direito e Economia dividem a admissão em duas fases eliminatórias. Por ano, são cerca de 400 vagas preenchidas em cada filial da faculdade.

5- Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
Posicionada no 159° no ranking de melhores faculdades do mundo, a Unicamp conta com cursos nas áreas de humanas, exatas biológicas. Para preencher as mais de 3.400 vagas, são cerca de 50 mil candidatos por ano.

As provas de admissão acontecem em 2 fases, entre novembro e janeiro. A primeira prova inclui redação e 12 questões dissertativas de matemática, física, química, biologia, história e geografia. Na segunda etapa, o candidato tem oito provas dissertativas de Língua Portuguesa, Química, Ciências Biológicas, Inglês, Matemática, Geografia, História e Física.

Alguns cursos da Unicamp, como Dança e Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Arquitetura e Urbanismo ainda exigem que o candidato passe por provas de aptidão para cursar a faculdade.

6- IME – Instituto Militar de Engenharia
Não é à toa que o vestibular do IME é um dos mais difíceis do País. São, no total, 5 dias de provas, sendo a primeira com 40 questões de múltipla escolha incluindo matemática, física e química.

Nos dias seguintes, o candidato faz mais 4 provas, incluindo 10 questões discursivas cada nas áreas de português e inglês, matemática, física e química.

Para não ser desclassificado do vestibular, o aluno deve obter nota maior ou igual a 5 em cada prova discursiva e média final igual ou superior a 5.

7- UEL – Universidade Estadual de Londrina
Os vestibulandos da Universidade Estadual de Londrina não têm que saber apenas matemática, química, português, geografia e história. Além das matérias tradicionais do vestibular brasileiro, quem quer entrar num dos mais de 40 cursos de graduação da faculdade deve conhecer disciplinas como Filosofia, Artes e também sociologia.

A admissão da universidade é feita em 3 dias diferentes. No primeiro, o candidato responde a 60 questões gerais de múltipla escolha. No segundo, faz as provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Redação. No último dia, o aluno faz provas mais específicas, relacionadas ao curso que escolheu.

8- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
A maior universidade federal brasileira tem suas mais de 2.800 vagas nas áreas de humanas, biológicas e exatas super disputadas.

A seleção dos candidatos é feita em dois dias: o primeiro conta com provas de conhecimento geral de 48 questões de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História, e o segundo com provas específicas para cada curso.

9- UNESP – Universidade Estadual Paulista
O vestibular da faculdade é feito em 3 dias diferentes. No primeiro deles, o aluno responde a uma prova de 64 questões de Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Física e Inglês (ou Francês). Na segunda prova os candidatos fazem provas específicas para cada curso. Já na última avaliação, além da prova de Português, o aluno faz uma prova escrita.

10- UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Na Universidade Federal de Uberlândia, a relação candidato/vaga chega a bater a casa dos 80 candidatos por vaga no curso de Medicina. Em cursos como Engenharia e Veterinária, a média é de 21 pessoas por vaga.

Antes das provas multidisciplinares, candidatos de alguns cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Música e Artes Visuais, devem passar por uma prova de habilidade específica. Se forem aprovados, partem para a próxima etapa.

Nessa fase, a prova avalia os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em provas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Quem passa nessa prova ainda deve fazer uma última prova, dessa vez com questões a serem respondidas discursivamente.

25 comentários sobre “– As 10 Universidades mais Concorridas do Brasil

  1. gostaria de saber as universidades federais menos concorridas do brasil e os cursos tbm menos concorridos que tenhamos chance de passar

    Curtir

  2. a UEL é considerada mais concorrida que a UEM?
    isso não está certo, a prova da UEL é a mais fácil do Paraná.

    Curtir

  3. Gente, isso ta errado em relação a UEL, a UEL não é mais dificil do que a UEM ( estadual de maringá) que ganhou, pela 3ª vez, como a melhor faculdade do Paraná, em seguida vem a UFPR e só depois UEL.
    UEM é pra gênios, pensa num trem dificil de entrar, perto dela, a UEL é fichinha.. UEM é muito mais concorrido!
    FiKDiK!

    Curtir

  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul é bem difícil também…
    Vou prestar vestibular em 2012

    Curtir

  5. Tenho interesse em prestar vestibular para a Unesp (Relações Públicas ou Internacionais) vou fazer a prova pela primeira vez e estou matriculado num cursinho. Discordo completamente dos critérios do vestibular, até mesmo grandes estudiosos criticam essa forma de seleção tão difícil que privilegia candidatos com melhor formação intelectual. Discordo também desses programas de inclusão das universidades, pois qualifico-os como um meio encontrado pelo Estado para estampar as falhas do ensino básico e utilizado ainda como plataforma eleitoreira. O correto seria um vestibular com critérios mais justos, em níveis condizentes com a realidade da maioria e não de uma elite. Se a maioria continuar não tendo acesso ao ensino superior de qualidade, como vamos melhorar o desenvolvimento dos diversos setores econômicos deste país?

    Curtir

  6. a UEM é bem concorrida, nesse ano, a concorrencia do curso de medicina foi de 311 pessoas por vaga.

    Curtir

  7. A UEL é mais concorrida que a UEM sim!!
    sou d Maringá e sinto em dizer isso…
    mais a UEL tem nome…
    apesar da UEM ter um ótimo ensino

    Curtir

  8. Ah prova mais díficil do Paraná é a da UEM,porém a prova mais inteligente e bem elaborada é a da UEL,e não precisa ser gênio pra passar na UEM como a idiota ali de cima falou,desde que você realize as provas anteriores e se dedique de 5 a 10 horas por dia no mínimo além da escola você passa em qualquer curso da UEM. A prova da UFPR é a 3° mais díficil atrás da UEL e da UEM,e quem disse que é fácil entrar na UEL vai toma no cu,é lógico que cursos poucos concorridos é fácil entrar em qualquer lugar agora vai tentar entrar em Medicina,Direito da UEL pra ver senão é mais díficil que dá UEM,bando de borra bosta.

    Curtir

  9. A UEM é muito mais concorrido que a Fuvest se for levar em consideração a quantidade de vagas por alunos escritos.
    Cursos como medicina tem uma concorrência de 360 candidatos por vaga, se eu não me engano, na fuvest o curso mais concorrido tinha 60 candidatos por vaga, o quarto ou o quinto curso mais concorrido da UEM tem essa concorrência. Mas é claro que isso acontece não porque a UEM é melhor, é porque são poucas vagas disponíveis, medicina por exemplo na UEM são apenas 15 ou 20 vagas, em quanto na fuvest são mais de 100 vagas.
    Mas se for ver a estrutura, com certeza a USP e a Unicamp devem ser as melhores

    Curtir

  10. Com certeza a concorrência da UEM é beeeeeeeeeeem maior e dados afirmam que a universidade já tem a melhor medicina do Brasil, além de outros cursos super bem avaliados, e eu não tenho dúvida que é pela dificuldade do processo seletivo.
    Olha, já fiz muitos vestibulares em SP e no Paraná, agora mais difícil que a UEM, somente a UEM. As questões do processo são super interdisciplinares e para acabar com tudo, somatórias. Hoje faço medicina nessa universidade, estou no quarto ano e amo o curso! :D

    Curtir

  11. só pode ser piada essa lista…. convenhamos: UEL, FGV E UFRJ são muito mais faceis do que UFSC, UFRGS UFSM…. já treinei com todas essas ai citadas no ranking, e cinseramente fico pensando quem foi o louco que montou o ranking
    piada piada piada

    Curtir

  12. As mais difíceis de entrar acho que são as de São Paulo (Capital) por causa do trânsito fica complicado ENTRAR. :D
    Mas é só ter paciência.

    Curtir

  13. A Universidade Federal de Viçosa é a segunda melhor de Minas Gerais. O vestibular de Medicina chega a 130/vaga.

    Curtir

  14. O Renan Kovalczuk passou na UEM, em engenharia elétrica, em 12 lugar se não me engano. Mas também passou na uel e na ufpr. As provas da uem são complexas, e acho as da uel mais “fáceis” em comparação à ela.

    Curtir

  15. Esta pesquisa está completamente errada…
    UEM é muito mais difícil e concorrida que UEL.
    E a UFMG é muito mais concorrida que a UFU.
    Sem contar que tem universidade muito mais concorridas que algumas dessa lista como UFSC, UFRGS e UERJ…

    Curtir

  16. Nossa. Impressiono-me com o fato de que as primeiras universidades neste ranking são paulistas, em quanto que os melhores colégios estão misturados entre Rio e São Paulo, e que o fato do IME ser uma prova muito mais complexa do que a da FUVEST, UnB E FGV, porém ainda sim é tido como mais fácil que essas. A prova de matemática, português e inglês, no IME, é quase que incomparavelmente mais complexa que a do ITA, e há anos que até química no IME vem mais complexo, mas isso é um ponto de vista, pois, na minha opinião, o IME é mais difícil de ser resolvido, já o ITA é difícil de resolver tudo, mais pelo fato do tempo. Reveja seus conceitos, antes de considerá-los concretos e seguidores da verdade.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.